Quarentenado

Trump deve permanecer mais alguns dias internado, diz Casa Branca

Depois de confirmada infecção do presidente, governo passa por surto de covid-19 entre parlamentares

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo porta-voz da Casa Branca, até agora, o presidente teve uma leve febre e tosse e que a decisão foi tomada apenas como “medida de precaução”. - Foto: Getty Images/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve permanecer mais alguns dias no Centro Médico Militar Walter Reed, onde está desde sexta-feira (2) devido a diagnóstico positivo de covid-19. 

Segundo porta-voz da Casa Branca, até agora o presidente teve uma leve febre e tosse e que a decisão foi tomada apenas como “medida de precaução”.

Em um vídeo publicado em uma rede social, na madrugada de sábado (3), o presidente agradeceu o apoio e afirmou que está indo bem, assim como a primeira-dama Melania Trump.

Tratamento

Devido a sua condição de risco (ter 74 anos e sobrepeso), o presidente estadunidense está recebendo um tratamento em fase experimental que faz uso de linfócitos B de pacientes que já tiveram a doença.

Além disso, está se tratando com uma droga intravenosa antiviral e outras substâncias, como vitamina D, analgésicos e medicamento para gastrite.

Outros infectados

Outros parlamentares e assessores que estiveram com o presidente nos últimos dias também testaram positivo. Entre eles estão o gerente de campanha Bill Stepien e a assessora Kellyanne Conway, que se reuniram com presidente antes do debate presidencial, e a presidente do comitê do Partido Republicano, Ronna McDaniel.

Outro evento que possivelmente propagou o vírus dentro da Casa Branca foi o organizado para anunciar a indicação de Trump à Suprema Corte. As seguintes pessoas, que estiveram presente no dia também testaram positivo: Mike Lee, senador do estado de Utah; Thom Tillis, senador do estado da Carolina do Norte; e John I. Jenkins, presidente da Universidade Notre Dame.

Edição: Lucas Weber