Pandemia

Médicos autorizam Trump a deixar hospital e seguir tratamento de covid na Casa Branca

Anúncio foi feito por médico do presidente, que afirmou que Trump ainda não está "totalmente fora de perigo"

|
"Embora ele possa não estar totalmente fora de perigo ainda, o estado clínico sustenta seu retorno para casa", disse médico - Casa Branca

O médico da Casa Branca, Sean Conley, que chefia a equipe que está cuidando do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (5/10) que, apesar de não estar fora de perigo, o mandatário deixará ainda hoje o Hospital Walter Reed.

"Embora ele possa não estar totalmente fora de perigo ainda, a equipe e eu concordamos que todas as suas avaliações e, mais importante, seu estado clínico sustentam seu retorno para casa, onde ele estará cercado por cuidados médicos de primeira linha 24 horas por dia, 7 dias por semana", disse o especialista.

Trump foi internado na noite da última sexta-feira (2/10) após testar positivo para covid-19. A equipe médica ainda disse que o presidente não tem febre há mais de 72 horas e sua pressão arterial e seus níveis de oxigênio estão normais.

Segundo os especialistas, não há nada que esteja sendo feito por Trump no hospital que não possa ser feito na Casa Branca. Além disso, Conley afirmou que todos os sintomas que o presidente estava sentindo "foram embora".

"Como vocês já sabem, o presidente Donald Trump vai para casa hoje à noite; [...] todos os sintomas que ele tinha foram embora. Ele não reclamou de nada, ele está de volta, aparentemente", disse.

Questionado se o presidente havia pressionado os médicos para receber alta, Conley negou e disse que é papel dos médicos dar alta aos pacientes o mais rápido possível, porque qualquer tempo desnecessário que permaneça no hospital pode ser um risco.

O médico ainda afirmou que todo o tratamento que foi realizado dentro da unidade hospitalar será mantido na Casa Branca. "Nós faremos o que for preciso para que o presidente possa realizar seus afazeres", afirmou. Conley não respondeu sobre os níveis de infecção do presidente, nem sobre o último teste negativo que Trump realizou, informação que poderia ajudar a rastrear a cadeia de transmissão.

"Não tenham medo da covid"

Antes do anúncio da equipe médica, Trump avisou pelo Twitter que iria deixar o Walter Reed ainda nesta segunda. Na publicação, o presidente norte-americano afirmou que está se "sentindo realmente bem" e chegou a pedir que a população "não tenha medo" da covid-19.

"Eu estarei deixando o grande Hospital Walter Reed hoje, às 18h30. Me sentindo muito bem! Não tenha medo da covid. Não deixe que isso domine sua vida. Desenvolvemos, sob a administração Trump, algumas drogas e conhecimentos realmente excelentes. Sinto-me melhor do que há 20 anos!", disse.

Internação

O presidente dos Estados Unidos e sua esposa, Melania Trump, testaram positivo para o novo coronavírus na quinta-feira (01/10). No dia seguinte, o mandatário foi encaminhado para o Hospital Walter Reed, onde passou o final de semana recebendo tratamento "como medida de precaução" para covid-19.

No domingo (04/10), Conley disse que Trump estava recebendo dexametasona, que é indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) somente para casos graves. Segundo Conley, Trump teve "dois episódios de queda em sua saturação de oxigênio" e precisou de uma suplementação do gás na sexta-feira e no sábado. Seu nível de saturação neste domingo está em 98%.