o que está por vir?

Programa Bem Viver discute trabalho da ciência no pós-pandemia

Mesmo com a criação de uma vacina, trabalho de cientistas contra o coronavírus continua

Ouça o áudio:

Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula apoptótica (verde) fortemente infectada com partículas do vírus SARS-COV-2 (roxa), isoladas de uma amostra de paciente. - NIAID
"É somente através da ciência que descobrimos novos tratamentos"

O programa Bem Viver desta segunda-feira (05) conversou com o médico da família Aristóteles Cardona, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, sobre os sintomas pós-infecção de coronavírus e o trabalho que será desempenhado por cientistas após o controle da emergência sanitária. Mesmo com a criação de uma vacina, o médico alerta que podemos entrar em uma fase endêmica da doença: "parece que a gente vai precisar conviver com a covid-19, não vai ter uma vacina que vai extingui-la completamente de nossa realidade". 

:: A pandemia acabou? ::

Ainda falando sobre os efeitos da covid-19 no cotidiano, uma pesquisa feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) constatou um aumento no consumo abusivo de álcool entre pessoas com idades de 30 a 39 anos durante o período de isolamento social. Outro indicador da pesquisa da Opas é a relação entre as bebidas alcoólicas e o aumento de sintomas emocionais como ansiedade, irritabilidade e insônia durante a pandemia. 

:: Quem já pegou covid-19 deve seguir usando máscara e álcool gel? ::

Também é destaque no programa Bem Viver a série radiofônica Caminhos Latinos, que aborda aspectos da cultura e política de 12 países. O podcast busca contextualizar as relações latino-americanas do Brasil com outras nações do continente. O 1° capítulo sobre o Uruguai já está disponível na web. O projeto é uma parceria entre o programa realidade latino americana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), podcast Pulso Latino e a Editora Elefante.

:: Pandemia: América Latina e Caribe são mais afetadas na perda de trabalho e renda ::

E para trazer mais sabor para o seu dia, a cozinheira goiana Leticia Massula ensina uma receita de abobrinha caprichada no programa Bem Viver. Nutritiva e saborosa, a dica sugere apenas sal, alho, azeite e, óbvio: abobrinha. Se você quiser um sabor a mais, um pouquinho de tomilho e hortelã. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir