Tomou água hoje?

Calor, fumaça e tempo seco: programa Bem Viver explica cuidados importantes à saúde

A fumaça da queima das florestas causa efeitos danosos à saúde humana, como doenças respiratórias e infecciosas

Ouça o áudio:

A capital de São Paulo (SP) registrou a temperatura chegou a 37 graus, seu dia mais quente de 2020 - Jorge Araujo/ Fotos Publicas
"O aumento da concentração de poluentes, gás carbônico e fuligem, são venenosos para nossos pulmões"

No programa Bem Viver desta terça-feira (06) a médica Anana Ira, da Rede de Médicas e Médicos Populares compartilha dicas de cuidados com o tempo seco. A primeira recomendação é ingerir mais água e cuidar da umidade do ar de casa. Como? Que tal colocar bacias com água debaixo das camas ou então toalhas úmidas a fim de melhorar o clima seco? Essas são maneiras de melhorar a umidade dentro do lar.

:: Fogo no Pantanal começou em fazendas de fornecedores de gigantes do agronegócio ::

No Momento Agroecológico, o programa Bem Viver falou sobre os bioinsumos, nome dado para insumos agrícolas compostos por fungos, bactérias, vírus, nematóides, entre outros “organismos vivos”. Na última década observa-se uma tendência mundial de uso de bioinsumos, todavia, no Brasil o movimento ainda é tímido frente a liberação de agrotóxicos.

:: “Aqui não usamos agrotóxico e nem queimada”: o assentamento que o Incra quer despejar ::

E nesta edição você pode conferir quais são os riscos causados pela automedicação, prática desaconselhada por médicos e que se tornou cada vez mais frequente entre vítimas do coronavírus. Muitas vezes expostos a informações falsas, os pacientes que se automedicam não conseguem resolver os problemas e ocasionam mais riscos para a própria saúde.

Outro destaque foi a conversa com a procuradora Ana Maria Vila Real, Coordenadora Nacional do Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Buscando reforçar o combate a crimes de trabalho infantil, o Ministério Público do Trabalho lançou uma campanha que conta histórias reais de vítimas.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir