IMUNIDADE

Células T? Programa Bem Viver explica o que são e como te protegem contra a covid-19

As células T fazem parte do sistema imunológico humano e atuam diretamente na defesa do corpo de infecções

Ouça o áudio:

Os efeitos benéficos das atividades físicas ajudam no fortalecimento do sistema imune e na produção de células T - Marcos Santos/USP Imagens
"O sistema imune é uma porta de entrada para qualquer infecção"

O programa Bem Viver desta quarta-feira (07) destaca a importância dos linfócitos T, um grupo celular que adentrou os debates sobre o combate à covid-19. A produção das popularmente chamadas "células T" está associada à prática de exercícios físicos e possui funções imunológicas importantes que atuam em resposta antivirais, de acordo com José Carlos Farah, Professor de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).

:: Alimentos da estação são melhores para a saúde, o meio ambiente e o bolso ::

Aproveitando o clima quente que esquentou o Brasil nas últimas semanas, no quadro Alimento é Saúde você descobre quais são as frutas mais refrescantes para os dias sol. Além de refrescar, frutas ricas em água como a melancia são importantes para hidratação corporal. Elas também são fonte de fibras, vitaminas, carboidratos e minerais. 

:: Construção de hidrelétrica no São Francisco pode colocar em risco o futuro do rio ::

No programa Bem Viver você confere também a primeira entrevista que o Brasil de Fato realizou na cobertura das eleições deste ano. A entrevistada é Kelli Mafort, que faz parte da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela nos responde como a reforma agrária se relaciona com as eleições municipais de 2020.

:: Juiz que acatou alteração de leis ambientais quer extinguir assentamento do MST no RJ ::

Outro destaque do programa é a denúncia realizada por famílias que vivem no acampamento Mandacaru, no município de Traipu (AL). Segundo os acampados e acampadas, o ex-vice-prefeito da cidade de Girau do Ponciano, Severino Correia Cavalcante (Partido Progressista), conhecido como Severino do Chapéu, fez ameaças de morte no local. O político exigiu que os camponeses deixassem imediatamente a área sob ameaça de "passar com trator e bala" por cima de quem estiver por lá. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir