SINTONIZE

Radinho BdF adentra florestas do Pantanal para conhecer sua biodiversidade

Bioma foi considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas em 2000

Ouça o áudio:

O veado-campeiro do Pantanal é mamífero típico da região - Edson Rodrigues/Secopa
"O pantanal é o lar de mais de 4 mil espécies de plantas e animais"

O Radinho BdF desta quarta-feira (07) visitou as florestas do Pantanal para conhecer um pouco da riqueza de sua fauna e flora. São milhares de espécies de plantas e animais que habitam o bioma e dependem da sua conservação para sobreviver, dentre elas, está o tuiuiú, ave favorita da Amanda Abreu (8 anos) que vive na região do Alto Pantanal.

Amanda lamenta as queimadas que atingem a região neste ano. Julia Rodrigues, que também participou do Radinho BdF, e mora no Pantanal, conta que sentiu um forte cheiro de fumaça. Apaixonada pela onça pintada, ela teme que o fogo destrua a casa do felino. 

E ao falar sobre a fauna do Pantanal, é impossível não se recordar de como os animais são tão coloridos e diferentes um dos outros, não é? Pois é justamente sobre a diversidade dos bichos da floresta que se trata a história contada por Márcia Marçal na edição de hoje. 


Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal / Edemir Rodrigues

Como será que só um bioma é capaz de abrigar tantas espécies? Essa pergunta quem responde é o biólogo e educador ambiental Rafael Sposito. Ele explica que a época de chuva faz com que os rios transbordem ”e acaba formando uma das maiores áreas úmidas do planeta. É como se somasse toda área da Bélgica, Portugal, Suíça e Holanda juntas.”

E para você experimentar uma receita típica do Pantanal, a cozinheira Leticia Massula ensina como preparar uma sopa paraguaia - que de sopa não tem nada! Trata-se na verdade de um bolo salgado, feito com farinha de milho e queijo. Não se sabe ao certo como essa receita surgiu, mas dizem que foi através de uma tentativa de sopa, onde o excesso de farinha originou um bolo. 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho