Biodiversidade

Água e vida do Cerrado são destaques no programa Bem Viver

Conhecido como "berço das águas" do Brasil, região já perdeu 50% de sua vegetação original

Ouça o áudio:

Ipê amarelo (Tabebuia ochracea) espécie nativa do Cerrado - Marcello Casal/Agência Brasil
A extensão do desmatamento do Cerrado se compara ao território da Bélgica

O programa Bem Viver desta quinta-feira (08) destaca a importância hidrográfica e socioambiental do Cerrado, bioma brasileiro que sofre um processo de devastação acentuado ao longo das últimas décadas. As principais causas da destruição do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para utilização do solo pela agropecuária. 

:: Plano de mineração de Bolsonaro ameaça indígenas e fragiliza leis, dizem organizações ::

A edição adentra também na questão dos reajustes nos planos de saúde durante a pandemia. Mais de 50% dos convênios ficaram mais caros nos últimos meses. Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acionou a Justiça para cancelar qualquer aumento estipulado desde março. Segundo o instituto, só 42% dos beneficiários obtiveram suspensão de reajuste do plano de saúde, motivando o órgão a levar o caso à justiça com o objetivo de estender o benefício a todos. 

:: Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares ::

Outro destaque é que a partir das eleições deste ano, eleitores poderão justificar ausência por meio do celular, no aplicativo e-título. A novidade começou a ser implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do mês de setembro, e a promessa, é que até as eleições a ferramenta esteja disponível tanto nas lojas virtuais Android e iOS. O aplicativo também permitirá gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitores. 

:: Confira a cobertura das eleições 2020 do Brasil de Fato ::

Neste Dia do Nordestino (08) o Bem Viver compartilha belos versos da literatura de cordel. Considerada Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2018, a literatura de cordel é uma das manifestações culturais mais marcantes da região nordestina. Os versos de cordel abordam temas variados, incluindo questões sobre política e desigualdade social. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir