embalagem

Melhorou? Programa Bem Viver explica nova determinação a rótulo de produtos da Anvisa

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) critica que a legibilidade do novo modelo pode ser comprometida

Ouça o áudio:

Perfil de nutrientes aprovado pela Anvisa não possui justificativa; Rótulos não alertarão alta teor de gordura saturada - Divulgação/Anvisa
"Deixará de fora desses alertas muitos alimentos e bebidas que deveriam ser rotulados"

O programa Bem Viver desta sexta-feira (09) destaca o novo modelo de rótulo para alimentos, aprovado ontem (08) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, a região frontal da embalagem deve conter uma lupa destacando os casos de produtos com alto teor de sódio, açúcar ou gorduras saturadas.

:: Como ter uma alimentação saudável em tempos de pandemia? ::

Neste mês de outubro, o programa adentra também na importância da prevenção precoce do câncer de mama, o tipo mais comum da doença entre as mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É neste período que a campanha do Outubro Rosa tenta ampliar a conscientização na luta contra o câncer de mama. 

:: Casos de câncer em países pobres devem aumentar em 81% até 2040, alerta OMS ::

Ainda no tema de saúde, a edição alerta sobre as sérias dificuldades enfrentadas pelos centros de triagem pelo país para manter os estoques dos bancos de sangue. Nesse período de pandemia, o número de doações caiu consideravelmente, mas a quantidade de pessoas que dependem de uma transfusão de sangue para sobreviver continua alto. Com a finalidade de combater essa queda, os centros estão realizando agendamentos para incentivar a população e garantir sua segurança. 

:: Níveis de doação de sangue caem e bancos fazem agendamento para enfrentar baixa ::


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir