Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Em sete meses de pandemia, RS tem quase 215 mil infectados e mais de 5 mil óbitos

Cerro Branco e Garruchos são as únicas cidades gaúchas que não têm registro do novo coronavírus 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa definitivo confirma três regiões com bandeira amarela - Divulgação SES SEPLAG

O primeiro caso de coronavírus registrado no Rio Grande do Sul aconteceu no dia 10 de março, na cidade de Campo Bom. A primeira vítima fatal, no dia 25 do mesmo mês. Sete meses após a pandemia chegar no solo gaúcho, o estado tem 214.970 pessoas que já foram registradas com o novo coronavírus e 5.167 vítimas fatais. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (13), nas últimas 24 horas foram registrados 388 novos casos da doença e 19 óbitos. Dos 497 municípios gaúchos apenas as cidades de Cerro Branco e Garruchos não apresentam casos da doença. 

As vítimas fatais registradas hoje foram em Porto Alegre (3), Caxias do Sul (3), Canoas, Santa Maria, Bento Gonçalves, Viamão, Cruz Alta, Santo Ângelo, São Borja, Taquara, Taquari, Caçapava do Sul, Capão do Leão, Cerro Grande do Sul e Passo do Sobrado. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 70,1%, às 18h de hoje, sendo 1.788 pacientes em 2.551 leitos de UTI. Já na Capital a ocupação é de 83,10%. 

Em reportagem no Jornal do Comércio desta terça-feira, o doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e professor da universidade, Paulo Petry, aponta que se precisa de cautela com os números da pandemia. “Podemos saudar, mas não comemorar. Ainda é muito cedo para comemorar. A pandemia não acabou. Os números estão diminuindo, isso é bom, mas ainda são altos. Deixemos para comemorar quando ela acabar”, afirma o especialista, destacando que é preciso que os cuidados se mantenham.

Perfil dos infectados

Dos casos confirmados da doença no estado, 49% são mulheres e 51% homens. A maioria dos casos compreende pessoas de 30 a 39 anos (48.819 casos). Já em relação à raça, a predominância é de pessoas declaradas brancas, com 172.287, seguido de não informados (20.212), pretos (10.274), pardos (7.915), amarelos (3.322) e indígenas (960). 

No estado, 15.707 profissionais da saúde foram diagnosticadas com a doença, assim como 8.554 imigrantes e 783 pessoas privadas de liberdade. 

Cidades gaúchas sem coronavírus 

Cerro Branco tem uma população de 4,6 mil habitantes e está localizada na região Centro-Serra, a 230 quilômetros da Capital. Já Garruchos tem uma população de 2.924 moradores, está localizada na região das Missões e tem fronteira fluvial com as províncias de Corrientes e Misiones na Argentina. Ambas as cidades estão em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio). 

Mapa definitivo confirma três regiões com bandeira amarela

Divulgado nesta segunda-feira (12), o mapa da 23ª rodada do modelo do Distanciamento Controlado confirma as regiões Covid de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas, com bandeira amarela, isto é, risco epidemiológico baixo. 

De acordo com o governo do estado, em todo território gaúcho se verificou uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores monitorados pelo Distanciamento Controlado, como registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%). Houve estabilidade no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou por covid-19 em UTIs e um leve aumento nos internados com covid-19 em leito clínico.

Resumo da 23ª rodada

18 regiões em bandeira laranja :
▪ 417 Municípios
▪ 9.912.608 habitantes (87,5%/RS)

Sem registro de hospitalizações nos últimos 14 dias: 
▪ 230 Municípios
▪ 1.165.152 habitantes (10,3%/RS)

3 regiões em bandeira amarela
▪ 80 Municípios
▪ 1.416.997 habitantes (12,5%/RS)
Sem registro de hospitalizações nos últimos 14 dias 
▪ 54 Municípios
▪ 358.009 habitantes (3,2%/RS)

18 regiões em cogestão:  
▪ Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas,Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Veja aqui o mapa completo da rodada atual.

País tem mais de 150 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta terça-feira, 309 óbitos e 10.220 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 150.998 mortes e 5.113.628 de contaminados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira