ACOMPANHAMENTO

Meu filho tem 2 anos e até hoje não fala e não interage com ninguém. O que pode ser?

Marcadores de desenvolvimento das crianças contribuem na avaliação para descobrirmos sobre sua saúde

Ouça o áudio:

ilustração criança falando
"Cada indivíduo, considerado no seu contexto biológico, social e familiar, terá um ritmo nesse desenvolvimento" - Créditos da imagem: Reprodução
Entre 12 e 18 meses, espera-se que a criança comece a falar algumas palavrinhas

A capacidade da criança de interagir e se comunicar com o mundo vai sendo desenvolvida desde o nascimento (ou até antes) e está relacionada ao seu amadurecimento neuropsicomotor.

Cada indivíduo, considerado no seu contexto biológico, social e familiar, terá um ritmo nesse desenvolvimento. Entretanto, há alguns marcadores de desenvolvimento para que possamos avaliar se há alguma alteração.

Quanto à linguagem verbal, entre 12 e 18 meses, espera-se que a criança comece a falar algumas palavrinhas. Por volta de 2 anos, em geral, ela pode conjugar duas palavras como “dá mama”.

O seu filho precisa de avaliação com profissionais de saúde para saber o que está acontecendo.  Toda criança tem direito a ser acompanhada desde o nascimento nas unidades básicas de saúde do SUS, justamente para que qualquer alteração seja percebida o quanto antes e haja intervenção a tempo. Isso é prioridade e precisa ser atendido mesmo durante a pandemia.

Sofia Barbosa é enfermeira.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida