crise climática

Como o capitalismo e a crise climática se relacionam? Entenda no Programa Bem Viver

Economistas defendem que o sistema capitalista é insustentável e incapaz de enfrentar a crise climática mundial

Ouça o áudio:

Imagem do planeta Terra tirada de bordo da Estação Espacial Internacional da Nasa - NASA / Mark Vande Hei
"As nossas ações têm consequências para o planeta e na sustentabilidade da vida" 

O programa Bem Viver desta quinta-feira (15) conversa com a economista Esther Bemerguy de Albuquerque sobre a relação entre o capitalismo e o agravamento da crise climática mundial. Segundo a economista, no século XIX pensadores como Karl Marx já alertavam a insustentabilidade do sistema capitalista em decorrência de sua lógica expansionista. 

:: Estamos em uma “encruzilhada civilizatória”, afirma especialista ambiental  ::

No quadro Alimento é Saúde voltamos a destacar as novas normas para rotulagem de alimentos aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A principal mudança será a rotulagem frontal, alertando a presença de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. Todavia a medida só passa a valer daqui 2 anos. Especialistas criticam a ausência de informações sobre diversos componentes, como adoçantes e corantes por exemplo. 

:: Melhorou? Programa Bem Viver explica nova determinação a rótulo de produtos da Anvisa ::

O programa adentra também o debate sobre a vacina de imunização contra o coronavírus. Embora tenha admitido a possibilidade de uma vacina ser lançada ainda neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a imunização em larga escala não acontecerá em 2021. A maior parte da humanidade terá que esperar para receber o medicamento a partir de 2022.

:: Os planos de saúde são obrigados a fazer testes sorológicos de detecção da covid-19? ::

Ainda no tema da vacina, no contexto nacional, a Anvisa alertou sobre a possível comercialização de uma falsa imunização contra a covid-19. O caso específico seria feito por uma empresa do ramo hospitalar em Niterói (RJ). A falsa vacina teria sido anunciada como a desenvolvida em Oxford, no Reino Unido. Entretanto, as pesquisas inglesas com a imunização ainda estão em fase de testes clínicos. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir