voto consciente

Agroecologia nas Eleições é destaque no Bem Viver desta segunda-feira (19)

Edição apresenta o exemplo de candidatura coletiva no Polo da Borborema (PB)

Ouça o áudio:

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) endereçou uma carta aos candidatos das eleições municipais. O documento apresenta propostas de combate a fome através da Agroecologia - Jorge Araujo/Fotos Publicas
"É um ponto de partida importante para que a gente possa refletir sobre o papel da política"

Como parte da cobertura das eleições municipais de 2020, o programa Bem Viver desta segunda-feira (19) destaca candidaturas que possuem a Agroecologia como bandeira de campanha. Um exemplo é a candidatura coletiva de 5 mulheres que há anos lutam diariamente pela produção de alimentos saudáveis no Polo da Borborema, localizado no agreste da Paraíba. Elas unem as andanças de campanha, restritas e cautelosas em razão da pandemia, a conversas sobre produção agroecológica com moradores locais. 

:: “Afirmação de que só se produz com agrotóxico é mentira bem contada”, diz agrônomo ::

Outro destaque do programa é a sanção que muda o código de trânsito brasileiro. Uma das principais alterações é o endurecimento da penalização de quem causar um acidente de trânsito sob efeito de álcool ou drogas. A nova lei excluí a possibilidade de pena alternativa, como a prestação de serviços para a comunidade, pagamento de fiança, perda de direitos, bens, entre outras. Por outro lado, o sistema de pontuação de multas por infrações ficou mais brando.   

:: Mesmo previstos em lei, direitos dos pedestres são desrespeitados ::

No quadro A covid na semana, o médico da família e da comunidade Aristóteles Cardona discorre sobre a chamada "segunda onda de contaminação por coronavírus" que acontece na Europa. Segundo o médico, "essa segunda onda nos aponta fortes indícios de que as medidas de isolamento são importantissímas". 

:: Cardíacos não devem subestimar sintomas em meio à pandemia, alerta cardiologista ::

Outro assunto do Bem Viver é que o Estado do Amazonas apresentou redução em 20% no número de casos de malária nos primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A época sazonal em que ocorre a maior incidência de casos no Amazonas começou em julho e se estende até meados de outubro.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir