Democracia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 19 de outubro de 2020

Movimento ao Socialismo volta a vencer as eleições na Bolívia, um ano após golpe contra vitória de Evo Morales

Ouça o áudio:

Mulheres na fila para votar na localidade de Huarina, na Bolívia, neste domingo, 18 de outubro de 2020 - Ronaldo SCHEMIDT / AFP

O presidente boliviano recém-eleito, Luis Arce, disse que o país "recuperou a democracia e a esperança". As eleições no país andino, neste domingo (18), transcorreram de forma pacífica e contaram com uma importante participação cidadã.

O ex-presidente Lula celebrou a vitória de Arce, candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), como novo presidente da Bolívia. Pelo Twitter, ele parabenizou o povo boliviano, “que restabeleceu sua democracia” e também congratulou Arce e o ex-presidente Evo Morales, “que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular”.

Evo, que está asilado desde dezembro de 2019 na Argentina, afirmou que o triunfo foi “histórico, inédito e único no mundo”. “A um ano do golpe, recuperamos o poder político democraticamente, com a consciência e a paciência do povo”, disse em suas redes sociais.

Ainda no domingo, quando os resultados das pesquisas boca de urna indicavam a vitória de Arce no primeiro turno, o ex-presidente convocou as lideranças do seu país a um grande acordo nacional para tirar o país da crise.

Em 2019, o então presidente Evo Morales havia sido reeleito para o cargo, mas renunciou após uma onda de violência promovida pela oposição, que não aceitou a derrota, no país.

As manifestações da oposição foram apoiadas por um relatório da Organização dos Estados Americanos que apontou uma suposta fraude na apuração. A hipótese já foi totalmente descartada por estudos independentes, mas teve um papel fundamental na anulação das eleições.

Nos últimos 12 meses, a Bolívia foi comandada por um governo de facto, liderado pela ex-senadora Jeanine Áñez. Tanto ela, como o segundo candidato mais votado, o conservador Carlos Mesa, já reconheceram a vitória de Luis Arce. 

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos