Negacionismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 21 de outubro de 2020

Bolsonaro cancela compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, anunciada pelo Ministério da Saúde, e causa indignação

Ouça o áudio:

Presidente Jair Bolsonaro mostra uma caixa do remédio hidroxicloroquina durante posse do general Eduardo Pazuello como ministro da Saúde - 16 de setembro de 2020 - Carolina Antunes/PR

Governadores, lideranças políticas e especialistas em Saúde se revoltaram com a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de cancelar a compra, anunciada pelo Ministério da Saúde, da vacina em desenvolvimento contra a covid-19, CoronaVac.

O biólogo e pesquisador brasileiro Átila Iamarino afirmou que descartar qualquer vacina por motivos que não sejam científicos, é “matar os seus pra fazer birra”. 

Já o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad disse que Bolsonaro “desautorizou a única atitude sensata do ignorante que nomeou para ministro da Saúde”. A presidenta do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, também criticou o governo federal por tratar um assunto de saúde pública pelo viés ideológico.

A medida de Bolsonaro foi alvo de críticas também por parte de governadores como o do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), que falou em recorrer à Justiça para ter acesso a vacinas validadas pela comunidade científica. Ele classifica a ação como uma “guerra federativa”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também criticou a decisão de Bolsonaro de rejeitar a CoronaVac. “Temos que apelar ao presidente para que a gente tenha equilíbrio, racionalidade, empatia com quem pode pegar esse vírus. Nesse contexto não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos.”

O secretário de Saúde Fabio Vilas-Boas, do governo Rui Costa (PT), da Bahia, acredita que Bolsonaro está politizando a questão da vacina. “Não podemos politizar a vacina, nem qualquer aspecto relacionado a essa pandemia. A postura do ministro Pazuello foi elogiada por todos, independente de posições partidárias. Espero que alguém possa conversar com calma e esclarecer o presidente sobre esse tema”, defendeu.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou estar perplexo com a declaração de Bolsonaro. “O presidente da República, numa decisão impensada, anuncia que não vai fazer a compra da vacina chinesa. Vacina não é de direita ou de esquerda, o que interessa é que tenha eficácia. Se for isso (que Bolsonaro falou), vai ter consequência muito grave e o preço vai ser muito caro”, lamentou.

A indignação dos governadores é motivada pela reunião feita entre representantes dos estados e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta terça-feira. O responsável pela pasta anunciou acordo com o estado de São Paulo para a compra da CoronaVac e disse que iria incorporar a vacina ao Programa Nacional de Imunização. Segundo o ministro da Saúde, o imunizante “será a vacina do Brasil”.

Confira o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos