Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

INTERNACIONALISMO

Leonardo Boff: “Temos que nos ajudar, senão não sobreviveremos”

Teólogo propôs saídas para a crise em aula inaugural do curso “Questão Agrária e Soberania Ambiental” proposto pelo MST

21.out.2020 às 15h59
Recife, PE
Lucila Bezerra

Leonardo Boff - Reprodução

A pandemia de Covid-19 gerou impactos diretos na forma com que a sociedade no Brasil e em todo o mundo se relacionava social, política e economicamente. Assim, a partir dessa crise surgiu a necessidade de se pensar de uma forma coletiva e da importância do papel da solidariedade para garantir o direito à saúde, à alimentação e à moradia. O tema foi parte da aula inaugural do curso “Questão Agrária e Soberania Ambiental”, que está sendo oferecido gratuitamente pelo Centro de Formação Paulo Freire e teve como convidado nesta etapa o teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro Leonardo Boff.

O curso acontece através do canal do Centro no YouTube e é uma parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e a Via Campesina.

Segundo Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a crise da covid-19 poderá levar 265 milhões de pessoas para uma situação de fome. Boff acredita que é a fraternidade é a única forma de superar as crises econômicas e sanitárias deste período, fazendo da solidariedade a nova ordem mundial. “O Brasil não está isolado, ele está dentro desse grande complexo de relações inter-retro-articuladas com todos os países. Vivemos a fase nova da humanidade e da terra, que é a da planetização, que não é só econômica e financeira, mas é também política e o coronavírus mostrou que ninguém pode viver com soberanismo ultrapassado. Dependemos um do outro e temos que nos ajudar, senão não sobreviveremos”, afirmou.

Assim, o filósofo exemplifica a necessidade estes princípios através da atuação dos profissionais de saúde cubanos, que foram enviados pelo governo do país para atuar no combate à covid-19 em vários lugares do mundo, comparando a ação à dos alimentos produzidos por agricultores da reforma agrária no Brasil. "Cuba foi mestra nisso, mandou as brigadas de saúde para não sei quantos países, mais de 3.000 médicos e enfermeiros, e nós postulamos que eles ganhem o prêmio Nobel da Paz arriscando as suas vidas", acredita.

Apesar das dificuldades vivenciadas neste período, a solidariedade tem sido a peça chave para garantir a sobrevivência e a segurança alimentar de milhares de famílias, além do aprendizado sobre a necessidade de repartir. "O pior que nos aconteceria é voltar para o que era antes, que era um mundo de miséria onde 20% consome 80% dos bens de serviços e 80% da população tem que se contentar com 20%. Então, a fome é endêmica e esse sistema é assassino, ele mata, e produz duas injustiças: uma ecológica – ele devasta a natureza a ponto dela não conseguir suportar; e cria uma grande injustiça social – grande miséria, pobreza e mortes antes do tempo", ressaltou Boff.

Assim, o teólogo acredita na importância do papel da reforma agrária para garantir a alimentação do povo, acima do direito à propriedade privada, conforme princípios da Constituição, da ética e da filosofia. "A reforma tem uma dificuldade que encontra essa concentração de terras e aí a resposta é ver qual a terra não produz alimentos, são simplesmente inúteis ao próprio negócio e aí a gente lembrar o que está na constituição e na ética de todos os países: que terra é de todos, Deus não deu escritura para ninguém, e o direito à propriedade privada é um direito secundário, direito primário é que todo mundo é habitante da terra e tem direito à terra e aos benefícios dela: a alimentação, direito básico", afirma.

O Centro continua com inscrições abertas para cursos semanais que acontecem virtualmente. O Curso Questão Agrária e Soberania Ambiental vai até o dia 24 de novembro a e ainda abordará as seguintes temáticas: A questão agrária e a crise climática: defesa da vida e do planeta;  A questão agrária e o aumento da práticas de queimadas no Brasil; O Código Florestal, as leis ambientais e o latifúndio; O agronegócio e as reservas ambientais, áreas de reserva indígena e comunidades quilombolas; Agronegócio, a mineração, mineradoras e a questão ambiental; Reforma Agrária e a defesa do meio ambiente: Programa de plantio de arvore nos assentamentos.

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: covidleonardo boff
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PARTICIPAÇÃO

100 propostas para uma transição ecológica: conheça os resultados da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

UM ANO DA ENCHENTE

Porto Alegre segue vulnerável a cheias e alagamentos

Temporal no RS

Tempestades causam estragos em mais de 30 cidades gaúchas

FEIRA DO MST

Venezuela percebeu importância do campo para soberania, diz militante do MST que trabalhou no país

DESCASO

Audiência pública denuncia sucateamento da Copanor e rejeita privatização de Zema do saneamento

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.