Acompanhe

CTNBio realiza audiência que pode liberar trigo transgênico no Brasil

Iniciativa vem após Argentina liberar cultivo sob a condição de que o Brasil aceite importar o produto modificado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
CNTBio discute liberação de trigo geneticamente modificado em produtos como pães, massas e biscoitos - Marcello Casal/Agência Brasil

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza, na tarde desta quinta-feira (22), uma audiência que pode mudar os rumos dos transgênicos no país.

O colegiado irá discutir, a partir das 13h30min,  a liberação de trigo geneticamente modificado em produtos como pães, massas e biscoitos.

Na lista dos participantes, constam representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidades que reúnem indústrias, entre outros nomes. O evento foi marcado após a Argentina liberar o cultivo de uma variedade de trigo transgênico sob a condição de que o Brasil, um dos maiores compradores de farinha de trigo do país latino, aceite importar o produto modificado.   

A medida vem recebendo críticas de especialistas e atores sociais nos dois países. Eles chamam atenção para os impactos ambientais e afirmam que não há comprovação científica da ausência de risco dos transgênicos para a saúde.  

Acompanhe audiência pública da CNTBio pode ser acompanhada a partir das 13h30min

Edição: Leandro Melito