BIDEN X TRUMP

Último debate na TV esquenta campanha nos EUA; 30 milhões de eleitores já votaram

Confronto entre os candidatos acontece nesta quinta (22), às 22h de Brasília, com transmissão ao vivo no Opera Mundi

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Enquanto Biden deve focar no fracasso de Trump no combate à pandemia, republicano deve pressionar adversário com denúncia de corrupção envolvendo seu filho - Foto: Saul Loeb/AFP

A pouco mais de uma semana das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 3 de novembro, o republicano e candidato à reeleição, Donald Trump, e o democrata Joe Biden participarão do último debate presidencial, na noite desta quinta-feira (22). Será o primeiro encontro entre os dois após o diagnóstico positivo de Trump para o novo coronavírus.

O primeiro debate, realizado em 29 de setembro, foi marcado por interrupções incessantes e duras acusações entre os presidenciáveis, que abordaram temas como o combate à covid-19, o racismo e políticas ambientais.

Após o republicano ter testado positivo para a covid-19, a comissão organizadora da campanha defendeu que o segundo encontro, previsto para a última quinta-feira (15), fosse realizado virtualmente, mas Trump se recusou a participar neste formato. Na mesma data, os candidatos estiveram em programas de diferentes emissoras de televisão respondendo a perguntas dos eleitores.

Justamente devido ao cancelamento do segundo debate, a expectativa para o confronto presencial desta noite, que acontecerá às 22h de Brasília, é ainda maior. O impacto que terá sobre a disputa na urna, porém, é incerto: cerca de 30 milhões de eleitores já votaram e o número de indecisos nestas eleições gira em torno de apenas 4%.

O encontro que acontece em Nashville, no Tennessee, terá moderação da jornalista Kristen Welker, apresentadora na NBC News.

Microfones serão monitorados

Tradicionalmente, o último encontro trata de política externa, mas diante do atual contexto, a comissão organizadora decidiu que, além da pandemia, Trump e Biden vão debater sobre famílias americanas, mudanças climáticas, segurança nacional e a questão racial nos EUA.

:: Regras restritivas afastam negros, latinos e pobres das urnas nos Estados Unidos ::

O debate será dividido em seis blocos com 15 minutos para cada tema, com duração de 90 minutos. Para evitar as interrupções, que tornaram o primeiro encontro caótico, cada candidato terá o microfone cortado quando o adversário estiver respondendo.

O que dizem as pesquisas

No cenário nacional da disputa, de acordo com as pesquisas mais recentes, Trump perde para Biden por mais de nove pontos e está atrás em estados decisivos, como Flórida e Wisconsin. A corrida segue acirrada em Ohio e Geórgia, segundo monitoramento do Opera Mundi.

A previsão é que Biden continue atacando o atual presidente a partir da sua atuação contra a pandemia do novo coronavírus, estratégia empregada desde o início da campanha.

No entanto, manter o foco na tragédia da covid-19 não será uma tarefa fácil. Trump deve pressionar o democrata trazendo à tona a polêmica envolvendo seu filho, Hunter Biden, acusado de participar em um esquema de corrupção. 

:: Entenda como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

Segundo uma reportagem do jornal conservador New York Post, emails encontrados no computador de Hunter indicariam um envolvimento do democrata nos negócios do filho com a Ucrânia e a China, quando Biden era vice de Barack Obama. 
 
Hunter teria usado a influência do pai em benefício próprio e mediado o encontro dele com um empresário ucraniano. Os democratas alegam que Biden nunca esteve presente à reunião citada, enquanto Trump demanda uma investigação do caso. 

Onde acompanhar

O site Opera Mundi prepara uma cobertura especial para o último debate. A partir das 21h30, será possível acompanhar os principais momentos do encontro entre os postulantes à Casa Branca no site e pelo twitter. Também haverá transmissão do debate com áudio original.

Edição: Rogério Jordão