Democracia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 23 de outubro de 2020

Chilenos decidem sobre reforma da Constituição da ditadura neste domingo (23). Confira a análise de Emir Sader

Ouça o áudio:

Manifestação em solidariedade ao povo chileno e contra o presidente Sebastián Piñera em Barcelona, Espanha - 24 de outubro de 2019 - Tomo Carbajo / Fotovimiento

A campanha para o plebiscito sobre a reforma da Constituição do Chile terminou nesta sexta-feira. Chilenas e chilenos dirão no próximo domingo (25), se querem ou não reescrever sua atual Carta Magna, imposta pela ditadura militar de Augusto Pinochet em 1980.

Pra falar sobre o assunto, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o filósofo, cientista politico e professor de sociologia, Emir Sader. O intelectual também fala sobre o cenário na Bolívia, após a confirmação, nesta sexta-feira (23), da vitória contundente do Movimento ao Socialismo (MAS), com 55,1% dos votos para o candidato a presidente, Luis Arce. 

Ainda no jornal, dados sobre o aprofundamento da crise econômica no Brasil. Com mais de 13 milhões de desempregados e o país no meio de uma pandemia que já levou à morte mais de 156 mil brasileiros, a população é ameaçada pela inflação e alta nos preços dos alimentos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), variou 0,94% neste mês, maior resultado para outubro desde 1995.

Agora, o indicador apresentado como prévia da inflação oficial acumula 2,31% no ano. Em 12 meses, atinge 3,52%. Os dados foram divulgados na última sexta-feira pelo IBGE.

Confira todos os destaques do dia no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos