SAÚDE PÚBLICA

Qual a situação do Sistema Único de Saúde? Confira no Programa Bem Viver

Brasil obteve nota abaixo do valor considerado mínimo ideal para uma boa qualidade dos serviços de atenção primária

Ouça o áudio:

No Escore Geral da APS, que varia de 0 a 10, a nota final obtida na pesquisa foi 5,9, abaixo do escore que indica excelência na atenção à saúde (6,6) - USP Imagens
Cerca de 70% do público que utilizou o serviço do SUS era composto por mulheres

A edição do programa Bem Viver desta sexta-feira (23) destaca os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, que faz um raio-x sobre o funcionando do Sistema Único de Saúde (SUS). O assunto foi tema da entrevista com a médica Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil desde 2017.  

Continua após publicidade

:: Brasil vai importar soja mesmo sendo o maior produtor do mundo ::

No quadro Alimento é Saúde, o assunto é a guavira, também conhecida como guabiroba ou gabiroba, uma fruta típica do pantanal. Rica em fibras e nutrientes, como a vitamina C, esse alimento possui um potencial altamente oxidante. A guavira é utilizada também na produção de bebidas alcóolicas, e, segundo pesquisadores, a fruta possui um alto potencial de novas formas de consumação. 

:: Covid: segunda onda de contaminações bate recordes na Europa e é alerta para o Brasil ::

O tema do novo coronavírus aparece com uma pergunta que não quer calar: como será a vida nas grandes cidades no pós pandemia? Para tentar responder, a plataforma A Vida no Centro realizou um estudo que mapeou as tendências geradas ou aceleradas pela pandemia, como, por exemplo. o aumento do trabalho remoto. 

:: Na cidade de Bolsonaro, quilombola disputa prefeitura e quer governo de coalizão ::

Tratando-se das eleições municipais deste ano, o programa Bem Viver tem informações sobre as medidas sanitárias que serão implementadas para garantir a segurança do eleitorado. A primeira delas é que o horário de votação se inicia às 7 horas da manhã. Além do uso obrigatório de máscara, a biometria não será necessária nessas eleições. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir