Pandemia

Em meio a vai e vem de governo sobre vacinas, Brasil chega a 156.903 mortes por covid

Organização Mundial da Saúde recomenda que governo brasileiro se prepare para uma segunda onda da covid-19 no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nesta sexta (23), Maia participou de coletiva com governador de SP, João Doria, e defendeu a distribuição pelo SUS da Coronavac, após aprovação - Governo de São Paulo

O Brasil soma 156.903 mortes por covid-19 e 5.380.635 casos neste sábado (24), segundo o registro realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Em todo o país, foram confirmados 27.700 casos nas últimas 24 horas e 434 óbitos. São Paulo continua sendo o estado mais atingido pela pandemia com 1.089.055 casos e 38.726 mortes por covid-19, seguido pelo Rio de Janeiro com 298.823 casos e 20.171 mortes. A taxa de letalidade no Rio de Janeiro está em 6,8%, mais do que o dobro da taxa nacional (2,9%).
 
Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou a aquisição, determinada pelo Ministério da Saúde, de 46 milhões de doses da Coronavac, a vacina da biofarmacêutica chinesa Sinovac que vem sendo testada pelo Instituto Butantan. 

Ao ser questionada sobre a ação de Bolsonaro, a porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta sexta-feira (23), que a entidade utiliza critérios científicos, e não de nacionalidade da empresa fabricante, para avaliar as vacinas. 

Ao mesmo tempo, o surgimento de uma segunda onda de contágios da pandemia preocupa a OMS. Nesta sexta, o diretor de operações da organização, Mike Ryan, afirmou que: "Para países como o Brasil, é importante continuar a levar a curva de casos para baixo e, se uma segunda onda chegar, estar melhor preparado".

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? :: 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Mauro Ramos