Formação

Projeto Brasil Popular disponibiliza coleção de textos para debater saídas para crise

Ideia é refletir e apontar possíveis soluções para os problemas atuais e rumos para a construção de um projeto popular

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

O Projeto Brasil Popular elaborou uma série de estudos para discutir saídas para a crise atual do país. Foram produzidos materiais sobre 31 temas, distribuídos em quatro eixos. Tudo está disponível online.

Por meio dos grupos de trabalho (GTs), foram debatidos e aprofundados diagnósticos temáticos e propostas para a formulação de um projeto popular para o Brasil. Um dos resultados são os Cadernos de Textos para Debate.

Os textos estão divididos em quatro volumes - 1) Direitos; 2) Economia, Desenvolvimento e Distribuição de Renda; 3) Estado, Democracia e Soberania; e 4) Igualdade, Diversidade e Autonomia.

Propor alternativas que sejam capazes de mudar o país e construir um rumo que não seja do acaso.

“Esse material que estamos publicando virtualmente é resultado de dois anos e meio de trabalho do Projeto Brasil Popular, que fez um esforço de conjugar a contribuição de organizações populares, movimentos populares, fundações partidárias com reflexões sobre problemas brasileiros e também pensar alternativas para esses problemas”, explica Ronaldo Pagotto, integrante da Comissão Política do Projeto Brasil Popular.

Ele afirma que os conteúdos disponibilizados não são estáticos – ou seja, fazem parte de um processo que precisa de constante atualização e ajustes nas produções.

“São conteúdos que expressam a nossa leitura dos problemas. Não só entender os problemas, mas também propor alternativas no curto, médio e longo prazo que sejam capazes de mudar o país e construir um rumo que não seja do acaso, que não seja dirigido por uma classe dominante que não tem projeto nacional a não ser o 'entreguismo', a privataria e a transformação de um passado de uma colônia de agroexportação para eternizar essa condição no país”, diz Pagotto.

Além do material escrito, também está disponível o curso "A Crise Brasileira e as Saídas Populares" – nove encontros por vídeo com debates sobre os problemas estruturais possíveis soluções para a realidade brasileira.

As aulas foram realizadas entre os dias 25 de agosto e 20 de outubro. Ao todo, o curso teve mais de 3,3 mil inscritos. Assista aos debates.

O que é

O Projeto Brasil Popular é formado por intelectuais, acadêmicos, militantes dos movimentos populares e trabalhadores com experiência em gestão de políticas públicas e com conhecimento em diversas áreas.

Os GTs debatem e formulam propostas de modo a obter uma elaboração programática que possa posteriormente ser discutida pela sociedade, buscando com isso agregar força social e apontar para as bases de um projeto de país.

Edição: Rodrigo Chagas