Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

série de tv

Artigo | Vamos falar sobre roteiristas negras?

Pedido de demissão coletiva em projeto sobre Marielle revela muito sobre quem é autorizado a contar "histórias negras"

26.out.2020 às 19h44
São Paulo (SP)
Renata Martins

Me parece que pouco importa a quantidade de roteiristas negros nas salas, já que são vistos apenas como mão de obra preta e desprovidos de subjetividades - Fernando Frazão / Fotos Públicas

 

Publicado originalmente no Facebook de Renata Martins

 

A história da demissão em massa dos roteiristas negros da sala de desenvolvimento da série (de ficção para a Globoplay) sobre Marielle Franco (1979-2018) mexeu muito comigo, sobretudo por saber que muitas salas de roteiros são nocivas e têm adoecido muitas roteiristas negras. O episódio foi noticiado no sábado (24).

Há muitas histórias de esvaziamento e todas elas são muito parecidas entre si: 

Primeiro o elogio e a importância de vozes negras. 

Depois a exaustão e a indiferença quando não validamos a trama que gostariam. 

O descarte é o passo seguinte. Ele vem acompanhado da desculpa sobre um texto ruim; falta de preparo, mudança de perfil ou mesmo de conhecimento sobre a escrita de roteiro.

E por último: a substituição. Geralmente por alguém que está começando e que não vai se importar em ganhar menos e talvez não perceba que sua função é validar escolhas e não criar. Além de servir como blindagem para a equipe conquistar o selo antirracista. 

Leia também: O cultivo de referências negras e a educação antirracista

Essa estrutura de terror se repete tal qual os atos da narrativa clássica, pois:

Sei de roteiristas negras que pediram demissão de projetos grandes e importantes. Sei de roteirista negra que adoeceu  e quase não voltou para o mercado de trabalho. Sei de roteirista negra que recebia menos do que o restante da equipe branca, mesmo exercendo a mesma função. Sei de roteirista negra que soube pela boca de outras pessoas que não estaria na sala da segunda temporada do projeto que ela ajudou a criar. 

Sei de roteiristas negras que ficavam no cantinho – tal qual aquelas fotos de colégios norte americanos – enquanto o restante da equipe decidia os rumos da narrativa. Ela só era consultada quando eles tinham dúvidas se a trama era ou não racista. 

Sei de roteiristas negras que assinaram carta de intenção para editais, mas quando o dinheiro saiu, mesmo que por outras vias, elas não foram convidadas para compor a equipe do projeto. Sei de roteirista negra que teve seu roteiro exposto por conta de erro de concordância, tendo em vista que quase todos os roteiristas brancos têm gramática precária e quase todos os projetos possuem uma redação final. 

Sei de roteirista negra que foi exposta diante dos amigos por errar o cabeçalho de uma cena. Sei de roteirista negra que virou piada por não saber mexer no final draft – e conheço roteiristas brancos que formatam seus roteiros no word até hoje.

Sei de muitos casos, e por conta disso, essa atitude dos roteiristas negros desse projeto ganha outra dimensão e universaliza, ao mesmo tempo em que expõe práticas nocivas de silenciamento presentes nos bastidores. 

Pedir demissão não é só sobre quem pode ou não contar histórias negras, mas sobre quem é autorizado a contá-las desde que o mundo é mundo. 
De tudo, me parece que pouco importa a quantidade de roteiristas negros nas salas, já que são vistos apenas como mão-de-obra preta e desprovidos de subjetividades.

Nós todes, produtoras, players, emissoras, roteiristas negros ou não, temos muito o que aprender com o processo de desenvolvimento dessa série, porém, uma coisa é certa: 2020 deixará muitas marcas em toda a sociedade pelos motivos que estamos vivenciando, pelas perdas que sofremos, pelo desemprego, pelo descaso político e também pelo tensionamento das vozes negras e insurgentes na construção de um novo e urgente audiovisual nacional.

*Renata Martins é roteirista colaboradora na empresa Rede Globo, trabalhou como educomunicadora no Instituto Asas e roteirista na TV Cultura. É diretora e roteirista dos curtas "Aquém da Nuvens" e "Sem Asas" – Vencedor de Melhor Curta de Ficção na 19º Edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e ganhador de Melhor Roteiro no FRAPA 2020.

Editado por: Rogério Jordão
Tags: cinemamariellemarielle franco
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ORGANIZAÇÃO

Movimento pela Soberania Popular na Mineração realiza encontro estadual em Porto Alegre

usou rede social

Moraes manda prender Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

MUNDO DO TRABALHO

Paim se compromete com reivindicações das centrais por melhorias na legislação da terceirização

FIM DO FEMINICÍDIO

Deputadas pedem recriação de Secretaria para Mulheres em reunião com Eduardo Leite

LANÇAMENTO

Vladimir Safatle lança nova edição de ‘A esquerda que não teme dizer seu nome’ em Porto Alegre

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.