Fique ligado

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda-feira (26)

Para aqueles que já estão matriculados em alguma instituição de ensino, o prazo termina já nesta terça-feira (27)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para participar do programa é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 - Marcello Casal Jr / Abr

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (26). No total, são oferecidas aproximadamente 50 mil vagas referentes ao segundo semestre deste ano, e que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares.

Continua após publicidade

Segundo o Ministério da Educação, podem se inscrever tanto os candidatos que ainda não estão matriculados em uma instituição de ensino superior como aqueles já matriculados e que buscam uma oportunidade de financiamento da faculdade. 

Para os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino, o prazo final para realizar as inscrições é 13 de novembro. Para aqueles que já estão matriculados em algum curso, o prazo é apenas até esta terça-feira, dia 27, até às 23h59. 

:: Estudantes podem pedir suspensão do pagamento de parcelas do Fies durante pandemia ::

Para participar do Fies é necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010. É preciso também ter conseguido uma nota de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do programa. Esta etapa de candidatura está aberta desde seis de outubro. 

Todo o processo é feito exclusivamente pela página do Fies na internet. É importante o candidato preencher todos os campos de informação com atenção. Dados errados podem comprometer todo o processo. O motivo? A alteração de informação já finalizada precisa ser cancelada, para, assim, ser feita uma nova inscrição. Nesse intervalo, a vaga escolhida pode ser ocupada por outro candidato.
 

Edição: Daniel Lamir