literatura do Brasil

Programa Bem Viver homenageia João Cabral de Melo Neto, novo patrono da poesia em PE

Autor da obra Morte e Vida Severina (1955), escritor completaria 100 anos em janeiro de 2020

Ouça o áudio:

João Cabral de Melo Neto também foi um diplomata brasileiro - Arquivo Nacional/Reprodução
João foi agraciado por diversos prêmios literários, entre eles o Prêmio Neustadt e o Prêmio Camões

A edição do programa Bem Viver desta segunda-feira (26) homenageia o poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, um dos maiores nomes da poesia de língua portuguesa. Suas obras vão desde uma tendência surrealista até a poesia popular. João escreveu o clássico Morte e Vida Severina (1955), que narra o sofrimento enfrentado por um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida melhor na capital pernambucana. 

:: Na Semana do Livro, Rede de Bibliotecas Populares é lançada no Recife ::

No quadro Momento Agroecológico o é destaque é para o projeto De Volta para a Floresta, coordenado pela educadora ambiental Andreia de Oliveira. A iniciativa pretende criar um viveiro de mudas ecopedagógico em Santa Catarina, para restaurar a Mata Atlântica no interior do estado. 

:: Expansão urbana e agronegócio ameaçam Mata Atlântica, alerta especialista ::

No assunto da saúde, o programa adentra uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a realização de um curso de capacitação de saberes medicinais amazônicos. Essa é mais uma ação da campanha mãos fraternas: o povo cuidando do povo, que promoveu diversas iniciativas populares em prol da saúde.

:: Combater a fome e nutrir a resistência: movimentos doam marmitas no Paraná ::

E sobre educação, professores da Universidade de Guarulhos (UNG) denunciam uma condição contratual idealizada pela instituição para continuar utilizando videoaulas feitas pelos professores mesmo após o encerramento contratual. A proposta não prevê nenhuma remuneração extra pelo uso  audiovisual mesmo após o fim do acordo de trabalho. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir