Homenagem

Finados: para homenagear mortos e evitar aglomerações, CNBB sugere plantio de árvores

Brasil registra mais de 157 mil mortes por covid; iniciativa também chama atenção para a preservação do meio ambiente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em todo o território nacional, já foram registradas 157.397 mortos pela covid-19, até às 18h desta segunda-feira (26) - Nelson Almeida/AFP

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidade católica Cáritas Brasileira tomaram a iniciativa de sugerir à população brasileira o plantio de árvores em homenagem aos mortos, em 2 de novembro, Dia de Finados. O objetivo, além de evitar as tradicionais aglomerações em cemitérios, também se liga à preservação do meio ambiente devido às queimadas em algumas regiões do país. 

As organizações religiosas propõem “motivação nacional, a título de sugestão, não apenas para os católicos mas para todos que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental”, afirmou Dom Joel Portella Amado, secretário geral da CNBB, em nota.

A sugestão é que sejam plantadas árvores nativas e alimentícias de cada região.

Óbitos por covid se aproximam de 160 mil

Em todo o território nacional, já foram registradas 157.397 mortos pela covid-19, até às 18h desta segunda-feira (26), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Também nesta segunda-feira, pela segunda vez este ano Ceará e Bahia determinaram estado de calamidade pública por causa da covid-19. Os decretos dos dois estados foram reconhecidos pelo governo federal, com oficialização no Diário Oficial da União. 

Na prática, a medida facilita o acesso a recursos públicos para ações de enfrentamento à pandemia e diminui burocracias. A Bahia é o terceiro estado brasileiro que mais registra números absolutos de casos da covid-19. Já o Ceará é o terceiro em ocorrências de óbitos. 

Brasil interrompe trajetória de queda de novos casos

Os números consolidados da semana que se encerrou em 24 de outubro indicam que o país não conseguiu sustentar a queda de novos casos, que vinha sendo observada há mais de um mês. De acordo com dados do Conass, a soma do período chegou a 165.277. Na semana anterior, o crescimento de contaminados ficou abaixo de 150 mil, cenário que não era observado desde maio.

Ainda assim, os registros de óbitos seguem crescendo menos semanalmente, movimento que é observado desde o meio do mês de setembro. Os números estão abaixo de quatro mil a cada sete dias há duas semanas. No período que se encerrou no último dia 24 foram confirmados 3.228 casos fatais da covid-19 no Brasil. 

Edição: Leandro Melito