Reforço para a saúde

Limão, própolis, cúrcuma e gengibre: a poderosa mistura do shot da imunidade

Aliada à prática de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada, bebida ajuda a fortalecer as defesas do corpo

Ouça o áudio:

Popularmente conhecida como uma raiz medicinal o gengibre é naturalmente anti-inflamatório, exercendo forte ação na imunidade e, consequentemente, prevenindo doenças e males do organismo - Silviarita por Pixabay
Para que o shot possa agir de maneira eficaz no nosso organismo, ele precisa de ajuda.

Já se sabe que própolis, limão, gengibre e cúrcuma são ótimos aliados na busca por um corpo mais forte e saudável. Agora, imagina juntar todos esses ingredientes em um único recipiente e criar o hábito de consumir essa mistura todos os dias em jejum?

Esse é o chamado shot da imunidade, uma combinação que pode ajudar a melhorar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico. A nutricionista e terapeuta de ayurveda, Raissa Faro recomenda o elixir.

:: Guavira: um doce sabor do Pantanal ::

“No geral, o shot tem essa possibilidade de auxiliar o corpo a melhorar a saúde como um todo. A combater qualquer tipo de doença, por infecção, inflamação, que possa acontecer com a gente”, explica.

Mas, a terapeuta alerta que o shot não faz milagres. A eficácia do elixir depende também do nosso modo de vida. 

“Ele tem que fazer parte de uma estratégia, como um todo. Tem que fazer parte desse planejamento geral, de melhora de estilo de vida, melhora de hábitos, tanto de exercício físico, quanto também da alimentação, mudanças na alimentação, retirar ultraprocessados”, salienta.

Apesar do nosso corpo absorver mais rápido os nutrientes do shot quando tomado em jejum, a mistura pode agravar os sintomas de quem já tem problemas estomacais, como úlceras e gastrite. Raissa explica que a bebida é forte e tem ingredientes de sabor picante, por isso, é preciso ficar atento para não prejudicar o estômago.

“Mas ai, a pessoa tem que testar, se ela sentir algum incomodo, alguma ardência, ela pode parar de usar, diminuir a quantidade, aumentar o intervalo de uso também. Tem gente que usa todos os dias e fica bem, tem gente que vai usar uma vez na semana, ai realmente, vai depender da pessoa”, alerta.

:: Alimentos da estação são melhores para a saúde, o meio ambiente e o bolso ::

Se esse é o seu caso ou você não consegue ingerir algo tão forte pela manhã, a nutricionista conta que beber o elixir em outro horário não diminui a sua eficácia.

Pessoas que tem hipertensão também precisam tomar cuidado ao consumir a bebida, pois como ele tem ingredientes mais picantes, ele gera mais calor no corpo e pode interferir na pressão. Inclusive, a nutricionista não indica o uso de gengibre pelos hipertensos.

Os ingredientes mais comuns do shot da imunidade são: suco de um limão, própolis, gengibre e cúrcuma. E o preparo é simples. 

“É basicamente, você espremer o limão, misturar uma colher de chá da cúrcuma, uma colher de chá do gengibre e essas duas gotinhas do gengibre e misturar nesse suco do limão, pode botar um pouquinho de água também para ajudar a dar uma diluída. Basicamente isso, não tem muito mistério no preparo”, detalha. 

Ela também diz que é possível fazer substituições de alguns ingredientes da bebida, como por exemplo, usar hortelã ou alecrim no lugar do gengibre e suco de laranja ou abacaxi ao invés do de limão. No entanto, ela ressalta que é sempre bom usar a cúrcuma, por suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

Edição: Daniel Lamir