Filadélfia

A cinco dias da eleição, protestos antirracistas eclodem nos EUA após nova morte

Polícia matou Walter Wallace Jr. na segunda-feira, o que gerou onda de manifestações em estado decisivo para o pleito

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
EUA vivem onda de protestos à beira da eleição presidencial - Guarda Nacional do Exército dos EUA

Uma nova onda de protestos antirracistas eclodiu a cinco dias da eleição presidencial nos Estados Unidos após a morte de Walter Wallace Jr., um homem negro alvejado por dois policiais da Filadélfia. O pleito está marcado para a próxima terça-feira (3).

Walter foi morto na última segunda-feira (26) com mais de dez tiros, sem chance de defesa. Ele portava uma faca, mas estava longe dos policiais e não representava ameaça iminente – um vídeo do assassinato comprova isso. Segundo a família, ele sofria de problemas de saúde mental.

A morte levou milhares de pessoas às ruas logo na noite de segunda, quando houve confrontos, ao menos 90 detenções e saques esporádicos na Filadélfia, conforme divulgou a polícia local.

Ainda segundo o balanço, 30 agentes ficaram feridos – entre eles, um quebrou a perna ao ser atropelado por um caminhão. Depois disso, a polícia anunciou que aumentaria a presença de agentes em pontos-chave, para garantir a ordem.

::Como a juíza conservadora nomeada por Trump à Suprema Corte pode impactar a eleição::

Na quarta-feira, a prefeitura de Filadélfia decretou toque de recolher para evitar mais manifestações, entre 21h (22h em Brasília) e 6h desta quinta (29). A medida pode ser estendida.

A cidade é a mais populosa do estado da Pensilvânia, o mais disputado entre Donald Trump, candidato à reeleição, e Joe Biden, candidato do Partido Democrata.

::Leia mais: EUA: partido socialista denuncia prisão de membros após protestos antirracistas::

Reações

O presidente Donald Trump colocou a culpa pelos protestos no prefeito de Filadélfia, o democrata Jim Kenney. Por meio da Casa Branca, ele disse estar monitorando a situação.

"O que vejo é terrível, e o prefeito ou quem quer que seja que autoriza pessoas a se manifestar e saquear sem detê-las é igualmente terrível", tentou eximir-se o presidente.

::Boicote de jogadores da NBA contra violência policial nos EUA repercute mundialmente::

Joe Biden e sua candidata a vice, Kamala Harris, afirmaram em um comunicado que seus corações estão "partidos" pela família de Wallace. Mas também pediram aos manifestantes que protestem pacificamente.

"Nenhuma quantidade de raiva diante das muitas e reais injustiças em nossa sociedade é desculpa para a violência", afirmaram.

A disputa eleitoral entre Trump e Biden é marcada por fortes protestos antirracistas desde maio, quando George Floyd foi morto por um policial branco em Minneapolis. Durante a corrida pela Casa Branca, ambos têm usado as manifestações para promoverem suas agendas.

Edição: Rodrigo Chagas