protagonismo preto

Bem Viver destaca obra "O Pequeno Príncipe Preto" neste Dia Nacional do Livro (29)

Releitura do clássico feita pelo escritor Rodrigo França reforça autoestima de crianças pretas

Ouça o áudio:

Livro ensina crianças como é essencial essencial valorizar quem são e de onde vieram - Divulgação/Rodrigo França
A obra estimula crianças a valorizar suas identidades e origens

O programa Bem Viver desta quinta-feira (29) acontece no Dia Nacional do Livro, data em que foi criada a Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810, no Rio de Janeiro (RJ). E falando sobre literatura brasileira, o escritor Rodrigo França realizou uma releitura do clássico mundial "O Pequeno Príncipe", mas dessa vez nasce "O Pequeno Príncipe Negro". A obra estimula crianças a valorizar suas identidades e origens

:: A literatura pode reverter a desvalorização do olhar das mulheres negras no Brasil ::

Nesta edição você fica por dentro do preço do combustível, questão que gerou muitas dúvidas entre consumidores durante esta semana, devido ao anúncio de redução do preço da gasolina feito pela Petrobras. A baixa anunciada pela empresa não necessariamente chega ao bolso do consumidor. A produção do combustível passa por muitas fases, e uma queda de preço como essa, muitas vezes chega somente às refinarias. 

:: Sindicatos e movimentos sociais fazem ato contra Reforma Administrativa de Bolsonaro ::

Outro destaque do programa Bem Viver foi uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana que mostra que 1 em cada 4 brasileiros está obeso. Embora o dado seja assustador, ele não é uma novidade nas pesquisas do instituto. Estudos anteriores já apontavam um crescente aumento da obesidade no Brasil. 

:: Laranja, pimentão e goiaba: alimentos campeões de agrotóxicos acima do limite ::

Também é destaque a situação das famílias mineiras que vivem no entorno de barragens. Há apenas 12 quilômetros de Mariana (MG), cidade devastada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em 2015, moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, vivem uma situação de aflição diária desde abril, quando foram notificados sobre o possível rompimento da Barragem Doutor - que também pertence à empresa Vale. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir