CONTRASTE

MA: Bolsonaro faz visita relâmpago a apoiadores; Dino inaugura campus universitário

Com menos de seis horas, visita é marcada por declarações preconceituosas e homofóbicas

Brasil de Fato | Imperatriz (MA) |
Toda a comitiva percorre municípios do estado sem qualquer tipo de proteção. - Alan Santos/PR

Sem máscara, Bolsonaro (sem partido) provocou aglomeração nas duas cidades que visitou no Maranhão, São Luís e Imperatriz. Enquanto isso, o governador Flávio Dino (PCdoB), que não foi convidado, entregou, via internet, três obras educacionais, sendo um novo campus da Universidade Estadual do Maranhão na cidade de São Bento e duas escolas.

Toda a comitiva presidencial percorreu as cidades sem qualquer tipo de proteção, enquanto o presidente erguia crianças e cumprimentava idosos. Além disso, manteve o perfil de declarações preconceituosas. Após beber o refrigerante Jesus, típico do estado e de cor rosa, declarou: “virei boiola, igual maranhense”.

A declaração será alvo de processo. É o que prometeu o governador Flávio Dino, que lamentou a atitude do presidente e declarou que Bolsonaro “veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro”. E o mais grave, “usou dinheiro público para propaganda política”.

Relembre: Bolsonaro poderá ser investigado por declaração preconceituosa contra nordestinos


Estrutura montada no aeroporto internacional de São Luís é subutilizada / Blog Jorge Vieira

Apesar da aglomeração, a estrutura de segurança montada com recursos públicos no aeroporto internacional de São Luís superestimou a recepção dos maranhenses e os cercadinhos liberados para a população não chegaram a 50% de uso, conforme imagens divulgadas.

Nas duas cidades, as "visitas técnicas" eram a obras iniciadas antes de seu governo. Em São Luís, a visita foi para a inauguração de 5 km de recuperação asfáltica da BR-135, no quilômetro 37, trecho entre São Luís e Bacabeira, além de vistoria das obras de duplicação. E em Imperatriz, ao recém-inaugurado Panelódromo, um complexo gastronômico.

Em discurso na capital, Bolsonaro homenageou o Exército, em especial o general Augusto Heleno, que faz aniversário de 73 anos nesta quinta (29): "Ele está com corpinho de capitão, e gás de terceiro sargento. Obrigado general Heleno, por ser nossa inspiração em quase tudo o que fazemos", declarou.

Leia também: Flávio Dino explica o sucesso da educação pública maranhense: “Investimento público”


Prédio histórico é residência de artistas aberta à comunidade, com atividades culturais e oficinas. / Re(o)cupa

Além da esperada recepção de aliados, nas duas cidades também foram registradas manifestações contrárias à visita. O prédio histórico Re(o)cupa, no centro da capital, exibiu uma bandeira que questiona depósitos de Fabrício Queiroz à esposa do presidente, Michele Bolsonaro. Em outros pontos, foram registradas colagem de cartazes e protestos com populares nas ruas.

Na comitiva presidencial, participaram os ministros das Comunicações, Fábio Faria, do Gabinete de Segurança Institucional, Tarcísio de Freitas, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, além do senador Roberto Rocha (PSDB - MA), que articulou a agenda.

Edição: Rodrigo Chagas