SINTONIZE

"40 ideias da Periferia": o que significa a pandemia sob o olhar periférico urbano?

Livro do sociólogo Tiaraju Pablo D'Andrea explora 40 ideias dilemas da periferia e seu potencial político e criativo

Ouça o áudio:

O autor Tiaraju Pablo D’Andrea é Professor da Unifesp/Campus Zona Leste e Coordenador do Centro de Estudos Periféricos (CEP) - Divulgação/Dandara Editora
Sob olhar de morador das quebradas, o autor traça o histórico da periferia desde a redemocratização

O cenário da zona leste de São Paulo motivou o professor e sambista Tiarajú Pablo D’Andrea a escrever sobre a história das periferias no Brasil. Morador da zona leste paulistana, Tiarajú concluiu a obra em meio ao cenário de pandemia do coronavírus.

Lançado pela editora Dandara, o livro “40 ideias da Periferia” possui linguagem objetiva e direta sobre a organização social das cidades, além do objetivo de fazer um registro histórico deste momento de pandemia.

A obra foi escrita entre junho e julho, momento em que o Brasil se aproximava dos 100 mil óbitos pelo coronavírus. Os casos fatais da Covid-19 também já deixavam evidente que a doença era mais fatal nas periferias. 

:: Entre acordes, melodias e astrofísica: conheça o trabalho da artista Marissol Mwaba ::

É sobre esse cenário que Tiarajú Pablo D’Andrea se debruça sem enrolação, sobre o que foi e o que é o coronavírus nas quebradas urbanas. Nas páginas é possível conferir questões como invisibilidade das periferias e seletividade do poder público no plano de combate ao vírus. Mas, para além das denúncias, o autor também faz anúncios das ações populares.    

:: Conheça a lenda de Ratambufe, o Boi de Conchas de Ubatuba (SP) :: 

“As redes de solidariedade que foram ativadas nesse contexto de pandemia, são uma demonstração das capacidades políticas que essa população tem. E aí redes de solidariedade que foram organizadas por uma série de movimentos e organizações: movimento sem terra, movimento sem teto, escolas de samba”, analisa.  


Professor e sambista Tiaraju Pablo D’Andrea/ Acervo particular/Tiaraju Pablo D'Andrea

O impacto da pandemia aparece no livro como marco possível para reorientação das formas de se fazer a política e gestão dos espaços urbanos, considerando os princípios de solidariedade e criatividade que articularam a periferia para promover ajuda a milhares de famílias. 

A publicação 40 ideias da periferia pode ser adquirida a preço popular. O autor explica que o preço segue uma coerência com a democratização do acesso à informação.   

:: "Roça é Vida": livro resgata conhecimento agrícola quilombola do Vale do Ribeira :: 

“O livro é vendido a um preço bastante barato. A gente tá vendendo a R$10,00 reais, que é um preço bastante acessível. Porque é realmente para a classe trabalhadora poder ter acesso. A gente pensa muito na democratização da informação, na possibilidade da gente espalhar algumas ideias e compartilhar com a população essas ideias”, salienta.  

A obra está disponível também em formato e-book. E, além de escrever, Tiarajú Pablo D’Andrea também canta sobre a periferia através de sambas.

Edição: Daniel Lamir