Contra a fome

O que é soberania alimentar? Confira no Programa Bem Viver

O conceito abrange diversos temas relacionados ao alimento, como política, cultura, direitos e meio ambiente

Ouça o áudio:

O conceito de soberania alimentar tem sido trabalhado tanto pela academia como por movimentos do campo - Divulgação/MST
"O alimento como um componente fundamental para a produção de justiça social e ambiental"

O programa Bem Viver desta sexta-feira (30) destaca o conceito de soberania alimentar, bastante defendido pelos movimentos populares do campo que lutam pela reforma agrária. De acordo com Estevan Leopoldo de Freitas, professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) "não tem como entendermos as lutas contra o avanço o capitalismo no campo sem trabalharmos o alimento como um componente fundamental para a produção de justiça social e ambiental". 

:: Luta pelo direito à terra em Riversul (SP) é semente para vida agroecológica ::

No Momento Agroecológico da semana apresentamos a comunidade Invernada Paiol de Telha, localizada em Reserva do Iguaçu (PR). Após 50 anos de luta, o território conquistou a titulação parcial do território que tem direito, e utiliza a Agroecologia como forma de avançar na efetivação de mais direitos. Invernada Paiol de Telha é a única comunidade quilombola titulada no Estado do Paraná.  

:: Da grilagem à reforma agrária: Pontal do Paranapanema (SP) conta a história do Brasil ::

A edição compartilha também o importante recado da conclusão da campanha nacional de multivacinação nesta sexta-feira (30). Iniciada em dia dia 5 de outubro, a iniciativa visa mudar o preocupante quadro de imunização no Brasil. Em 2020, pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas para crianças de até um ano. 

:: Servidores do Itamaraty “tentam reduzir danos” de política de Araújo, diz diplomata ::

Outro assunto em pauta é a baixa realização de testes no Brasil para detectar o coronavírus. Embora os testes tenham evoluído durante a pandemia, no país, o exame continua pouco acessível e o valor pode chegar a até a quase R$ 200 por teste, dependendo da modalidade. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir