OUÇA E ASSISTA

Chile, SUS e Salles no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Inflação e dólar em alta e pra completar, um ministro do Meio Ambiente que age como criança

Dessa vez, a edição do Tempero da Notícia, com o jornalista Rodrigo Vianna, traz a empanada chilena, afinal "a culinária dos Andes continua em alta esta semana, enterrando a herança de Augusto Pinochet [Constituição de 1980]". Para acompanhar o quadro Receita da Semana também coloca no menu um "prato bem brasileiro: ameaças de privatização na Saúde, resistência, recuo do governo".

Veja também: Movimentos sociais chilenos se articulam para fazer parte da nova Constituinte

Enquanto França e Alemanha decretam novo lockdown, Jair Bolsonaro (sem partido) tentou atacar o Sistema Único de Saúde (SUS) com um decreto de privatização da rede pública. Mas a pressão das redes, com a campanha #DefendaoSUS, e em Brasília, fez com que o governo voltasse atrás.

Leia mais: Após rejeição geral, Bolsonaro revoga decreto que abria caminho para privatizar SUS

No programa mais uma oportunidade em que o presidente não perdeu de passar vergonha. No Maranhão, o Guaraná Jesus se tornou alvo de piada homofóbica de Bolsonaro, que disse, ao tomar a bebida típica do estado: "agora virei boiola, igual maranhense".

Nas eleições municipais, o jornalista aponta os "sinais de que o bolsonarismo enfrenta dificuldades nas principais capitais do país". Não à toa, não ficou de fora a reaproximação do ex-presidente Lula (PT) e de Ciro Gomes (PDT).

Na Panela de Pressão, desta semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que "que age como criança na 5ª série" ao chamar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (MDB-RJ), de "nhonho" no Twitter após ser criticado pelo parlamentar.

O gerente do governo "passa boiada" apagou a postagem e levou outro duro golpe: Supremo Tribunal Federal (STF) anulou decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que mudavam as normas de áreas de manguezais e restingas.

::Veto do STF a resoluções de Salles é "alívio" para a natureza, diz Molon::

Para a Sobremesa a série da Netflix, Borgen, sobre bastidores da politica na Dinamarca, e a 44ª Mostra de Cinema de São Paulo, que agora o "Brasil todo pode ver" na internet e no drive-in. Basta acessar: https://44.mostra.org/

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. A Grande São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

Edição: Daniel Lamir