Luto

No 1º Dia de Finados em meio à pandemia, mundo chega a 1,2 milhão de mortes por covid

Enquanto Europa retoma confinamento, Brasil tem praias lotadas no feriado e "politiza" escolha por vacina

Brasil de Fato | Florianópolis (SC) |

Ouça o áudio:

Parentes de vítima da covid-19 veem profissional da saúde depositar flores sobre as lápides em cemitério de El Salvador - Yuri Cortez / AFP

O primeiro Dia de Finados desde o início da pandemia coincidiu com mais uma marca negativa: nesta segunda-feira (2), o mundo chegou a 1,2 milhão de mortes em decorrência do novo coronavírus. Dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, mostram que a América Latina é a região mais atingida, com cerca de um terço dos óbitos.

Desde o mês de outubro, países europeus vêm reforçando as medidas de isolamento para conter a chamada “segunda onda” da covid-19. Portugal, Bélgica e Inglaterra decretaram “lockdown” nos últimos dias, mantendo até 70% de suas populações em casa. As medidas têm dado resultado: após 10 dias de confinamento, a Irlanda derrubou à metade o número de casos diários

No Brasil, segundo país com mais mortes, o feriado teve praias lotadas em vários pontos do litoral. As imagens mais impressionantes vêm de Santa Catarina, onde uma equipe de reportagem foi agredida ao tentar filmar a movimentação em uma praia da capital Florianópolis (SC). O número de casos no estado cresceu 80% em um mês.

A espera por uma vacina no Brasil é contaminada por disputas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A “briga política” entre os dois, como definiu o próprio vice Hamilton Mourão em entrevista à revista Veja, diz respeito a um acordo para aquisição da vacina chinesa Coronavac, apontada como a mais segura e eficiente contra o novo coronavírus.

Bolsonaro diz que o país não vai adquirir doses enquanto não houver comprovação da eficácia da vacina. A postura é conflitante com a que assumiu em relação à hidroxicloroquina, quando decidiu comprar matéria-prima indiana sem nenhum estudo que respaldasse o uso do medicamento em pacientes de covid-19.

O presidente afirma ainda que nenhum cidadão será obrigado a tomar a vacina e que Doria busca autopromoção ao defender a Coronavac.

Números diários no Brasil

Dados atualizados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) mostram que 160.253 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no Brasil. Foram confirmados 179 óbitos em um dia. O total de contaminados é de 5.554.206 e, somente nas últimas 24 horas, houve registro de 8.501 novos pacientes.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias chegou a 408, o menor número desde o dia 4 de maio.

:: “Os números estão diminuindo, mas não saímos de uma fase de perigo”, alerta médica ::

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rogério Jordão