Contagem de votos

Como Biden ainda pode ganhar a eleição dos EUA – assim como Trump

Em um cenário ainda incerto, a eleição estadunidense é decidida voto a voto nos estados

|
Projeção da apuração dos votos na Black Lives Matter Plaza, na capital Washington - Olivier Douliery/AFP

A apuração das eleições no Estados Unidos se revelou mais apertada do que as pesquisas estavam estimando. Às 12h desta quarta-feira (04), tanto Joe Biden quanto Donald Trump ainda têm chances reais de atingir os 270 votos eleitorais necessários e vencer a eleição.

Em qualquer das hipóteses, será apertado, mas, em tese, o democrata tem mais possibilidades do que o republicano para atingir o número mágico. Ao contrário de Trump, Biden não precisa ganhar a Pensilvânia para vencer a eleição – e isso porque o democrata venceu um voto eleitoral do segundo distrito de Nebraska, o que ajuda a trazer uma eventual vantagem para precisamente 270.

Você pode testar os seus cenários no site 270towin.com.

Vejamos algumas possibilidades:

BIDEN

Nevada (6 votos eleitorais) + Wisconsin (10) + Michigan ou Geórgia (16 cada)

Com os votos que Biden já tem, ele precisa de 32 votos eleitorais para atingir os 270. As melhores opções são o estado de Nevada, no qual Biden aparecia com vantagem nas pesquisas, junto com Wisconsin e Michigan ou Geórgia.

Nos estados ainda em disputa, Biden aparece às 12h desta quarta liderando em Nevada, Wisconsin e Michigan. Nestes dois últimos, o ex-vice-presidente assumiu a liderança pela manhã. Na Geórgia, Biden aparece dois pontos percentuais atrás de Trump.

Nevada (6) + Pensilvânia (20) + Wisconsin (10)

Neste cenário, Biden ganharia a Pensilvânia e dispensaria a necessidade de levar Michigan ou Geórgia, e acabaria somando 274 votos eleitorais. Às 12h, a diferença entre Biden e Trump na Pensilvânia é substancial a favor do republicano.

O condado de Allegheny, onde fica Pittsburgh, tinha 70% apurados e Biden tinha vantagem de cerca de 45 mil votos (53,5% x 44,9%); o condado da Filadélfia, onde fica a cidade de mesmo nome, tinha 61% apurados, e o democrata liderava com 77,6%. 

Geórgia (16) + Pensilvânia (20)

Embora mais improvável, garantiria 280 votos a Biden.

Nevada (6) + Michigan (16) + Geórgia (16)

Neste cenário, que novamente dispensa a necessidade da Pensilvânia, Biden somaria 276 votos eleitorais.

:: Leia mais: Acompanhe a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

TRUMP

Pensilvânia (20) + Carolina do Norte (15) + Michigan ou Geórgia (16 cada) + Wisconsin (10)

Em resumo, Trump precisaria confirmar sua vitória em todos os estados em que está na frente no momento (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte) e retomar a dianteira em Wisconsin para conseguir atingir 278 votos eleitorais. A vantagem de Trump na Pensilvânia é substancial.

Michigan (16) + Geórgia (16) + Pensilvânia (20) + Carolina do Norte (15)

Esta combinação de estados daria a Trump 284 votos eleitorais, uma margem relativamente confortável.