Volta às aulas

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia retorno voluntário das aulas

Na avaliação da sindicato de educação, a pandemia não está controlada e a reabertura pode colocar em risco muitas vidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A flexibilização para as atividades escolares foram anunciadas na última terça-feira (3) pelo prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Crivella - Foto: Conselho Estadual de Educação do Ceará

Nesta quarta-feira (4), a cidade do Rio de Janeiro deu mais um passo no processo de retomada das aulas presenciais. A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou que fará reuniões com professores, conselhos de pais e responsáveis, direções de unidades e coordenações regionais para alinhar sobre o retorno das atividades nas unidades de educação da capital fluminense. 

Continua após publicidade

Leia também: Flávio Bolsonaro é denunciado por organização criminosa no esquema das "rachadinhas"

Segundo a Secretaria, o planejamento inicial é o retorno das aulas presenciais no 9° ano da rede municipal e dos últimos anos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental, mas a volta às aulas é voluntária em escolas e creches municipais.

Na avaliação do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), a pandemia não está controlada e a reabertura pode colocar em risco a vida dos profissionais, alunos, responsáveis e demais integrantes da comunidade.

A entidade lembra também que os profissionais de educação da rede municipal do Rio deliberaram, em assembleia realizada no final de julho, entrar em greve pela defesa da vida e contra a volta presencial às escolas enquanto a pandemia não estiver devidamente controlada.

“Aconselhamos os responsáveis a não cair nesse conto de que cada escola vai decidir ou não pelo retorno. Isso é uma irresponsabilidade do prefeito Crivella. Vários países da Europa estão enfrentando a segunda onda da pandemia com a multiplicação do número de casos e da procura por leitos hospitalares, o que provoca novamente o fechamento e a volta da restrição na circulação das pessoas", destaca o sindicato em nota.

"O Brasil, que ainda sofre com a primeira onda da covid, certamente não pode relaxar neste momento e as autoridades têm o dever de assegurar a segurança da saúde da população, não permitindo o aumento da circulação nas ruas representado pela volta dos alunos às escolas”, complementa.

Leia mais: RJ: Rede estadual de ensino retorna parcialmente às aulas no dia 19 de outubro

A flexibilização para as atividades escolares foi anunciada na última terça-feira (3) pelo prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos).

A 12 dias das eleições, Crivella liberou, além do retorno das aulas na rede pública e privada, a reabertura de pistas de dança em bares e restaurantes, o funcionamento de self-services, a permissão da prática de esportes individuais e coletivos em quadras e espaços públicos e a permanência de banhistas nas praias cariocas. Não há mais restrições de atividades devido a pandemia na cidade.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister