Eleições Municipais

Brasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato

Por meio de perguntas e respostas, a plataforma apresenta afinidades com entre eleitor e candidatos de cinco capitais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

urna eletronica mulher
Das 312 chapas inscritas para concorrer às prefeituras das capitais brasileiras, 59 tem mulheres à frente - Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil de Fato lança nesta quinta-feira (5) o “Prefeitômetro”. Trata-se de uma plataforma interativa por meio da qual o eleitor consegue encontrar o candidato que melhor responde a suas demandas nos municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Luís. 

Funciona assim: o eleitor responde se “concorda”, “discorda” ou é “neutro” sobre 12 afirmações relacionadas a algumas das principais áreas da gestão pública como direitos trabalhistas, saúde, transporte, educação e reforma agrária. As escolhas do eleitor são cruzadas com as posições enviadas pelo próprios candidatos ao Brasil de Fato, e a partir desse cruzamento, o Prefeitômetro estima o grau de afinidade entre os dois.

Descubra agora com qual candidatura você tem mais afinidades!

“Todos estes temas são acompanhados diariamente nas produções do Brasil de Fato e acreditamos que são de enorme importância para a escolha do candidato que governará nos próximos quatro anos”, afirma José Bruno Lima, coordenador de Projetos Especiais do Brasil de Fato.

Além da compatibilidade com os candidatos que responderam ao questionário, o eleitor poderá também comparar pronunciamentos anteriores dos concorrentes sobre os temas escolhidos.

Para Lima, a plataforma se mostra ainda mais importante em tempos de pandemia de covid-19, que impossibilita muitos candidatos de divulgarem as suas propostas, devido às restrições de distanciamento social. 

“Temos um processo eleitoral bastante atípico este ano por conta da pandemia de covid-19. Muitos candidatos possuem pouco tempo na propaganda eleitoral nos meios de comunicação e são muitas as restrições também de campanha de rua."

A plataforma, de uma forma simples e visual, certamente dará aos eleitores ainda mais ferramentas para escolher seus governantes e com quais deles possuem maior afinidade de ideias e posição política”, conclui. 

Acesse a plataforma pelo site do Brasil de Fato.

Edição: Rodrigo Chagas