escolha consciente

Programa Bem Viver destaca campanha "Não Troque Seu Voto por Água"

Articulação Semiárido retoma ação contra crimes de origem oligárquica

Ouça o áudio:

Vegetação típica da região do semiárido brasileiro - Arquivo/Agência Brasil
Trocar o voto por um benefício temporário limita as possibilidades de cobrar o candidato eleito

Bem Viver desta quinta-feira (05) adentra a campanha "Não Troque Seu Voto por Água", que conscientiza acerca da compra de votos, ato enquadrado como crime, segundo com o Código Eleitoral brasileiro. A iniciativa é da Articulação Semiárido (ASA). Em entrevista para o programa, o coordenador da ASA, Alexandre Pires, alerta sobre as consequências que a compra de votos gera para a população.

Continua após publicidade

:: "Queimar a caatinga é formar mais desertos", diz especialista em meio ambiente ::

Também é assunto a retomada da produção da vacina contra o coronavírus pela empresa estadunidense Johnson & Johnson no Brasil. A produção do imunizante havia sido suspensa desde 12 de outubro, após um voluntário de testes apresentar um efeito adverso grave nos Estados Unidos. 

:: Covid-19: quase 2 mil pessoas morreram por falta de leitos no estado do Rio ::

Na semana que o crime cometido pela Samarco/Vale/BHP Billiton em Mariana (MG) completa 5 anos, a série de reportagens do Brasil de Fato investiga se as empresas responsáveis estão cumprindo suas responsabilidades sociais com a população impactada pelo derramamento de cerca de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério.

Nesse segundo episódio, o poder público de Mariana (MG) contabiliza as perdas municipais, que somam R$ 1,2 bilhão. Há um processo da Prefeitura de Mariana contra a BHP Billiton que corre na justiça de Manchester (Reino Unido), país sede da empresa. 

::  ::

No quadro Alimento é Saúde, o assunto é o tradicional queijo marajoara, uma tradição centenária da Ilha de Marajó (PA). Produzido com  leite de búfala, o queijo passa por um processo de fermentação natural, sem presença de aditivos. Além de ser um alimento identitário do arquipélago, o queijo marajoara também é a fonte de renda de dezenas de famílias.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir