Estados Unidos

Com apuração em andamento, Georgia anuncia que fará recontagem de votos; Biden lidera

Justificativa é a margem reduzida de votos entre o candidato democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump

|
Gabriel Sterling, porta-voz do secretário de Estado da Georgia, confirma recontagem - Megan Varner / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O secretário de Estado da Georgia, Brad Raffensperger, afirmou nesta sexta-feira (6) que "haverá uma recontagem" na região por conta de uma margem reduzida de votos entre o candidato democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos.

"[Nesse momento] estamos garantindo que todo voto legal seja contado de forma correta [...] a contagem final da Georgia, nesse ponto, tem muitas implicações para o país todo", disse o secretário, afirmando que o processo será de forma "transparente para todos os observadores". 

Até às 14h50, a Georgia contabilizava 2.450.186 votos para Biden e 2.448.626 para Trump, com uma diferença de 1.560 votos de vantagem para o democrata. Ainda há cerca de 4 mil votos a serem contabilizados no estado.

Leia também: Mobilização negra é considerada decisiva para virada histórica de Biden na Georgia

A legislação estadual define que, no caso de uma diferença inferior a 0,5%, o perdedor tem o direito de pedir a recontagem dos votos em até dois dias da certificação final da eleição. Neste ano, o prazo final deve ser 20 de novembro. O pedido também pode ser feito pelo responsável pelas eleições.

Ainda nesta sexta, o responsável pelo sistema de votos na Georgia, Gabriel Sterling pediu "calma" aos eleitores, lembrando que as "emoções" estão altas de ambos os lados, mas que o foco deve ser na exatidão do trabalho que está sendo feito.

Além da Georgia, Biden lidera também na Pensilvânia, em Nevada e no Arizona.