Pernambuco

Rádio

Revista Brasil de Fato: a importância da leitura é destaque

A escritora Odailta Alves fala sobre o papel da literatura como arma na luta antirracista

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Odailta debate a importância de aproximar a literatura dos jovens da periferia e de que forma isso é possível, - Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró Livro, 52% dos recifenses são leitores, o que representa 803 mil leitores na capital pernambucana. Para conversar sobre a importância da leitura, o Revista Brasil de Fato Pernambuco desta semana conversa com a escritora recifense, Odailta Alves, que também é Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Odailta debate a importância de aproximar a literatura dos jovens da periferia e de que forma isso é possível, o papel da literatura como arma na luta antirracista e, ainda, a importância de encorajar homens e mulheres negras a escreverem sobre sua realidade e ocuparem o rol de escritores na literatura brasileira. 

Nesta edição, ouça também a Radinho BdF, um programa produzido pela equipe do Brasil de Fato. O programa conta com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias. Nesta edição, a Radinho BdF viaja até o México para conhecer a pintora Frida Kahlo.

O Revista está na programação da Rádio Frei Caneca 101,5 FM todas as terças às 20h; na Rádio Brasil de Fato às quartas a partir das 13h e também como podcast nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga