América Latina

Seguindo ideia do papa Francisco, movimentos populares discutem economia mais justa

Seminário on-line de organizações da América Latina discute alternativas ao capitalismo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em sintonia com evento convocado pelo papa Francisco, a iniciativa Latino Americana e Caribenha surge como contraposição ao modelo econômico capitalista - Divulgação

O seminário virtual “Economia de Francisco e Clara para a América Latina e Caribe” acontece neste sábado e domingo, 7 e 8 de novembro, a partir das 14h, com a proposta de refletir sobre experiências da região que vão ao encontro de alternativas econômicas ao modelo capitalista. 

A organização do seminário é realizada por um coletivo de organizações populares e eclesiais da América Latina. Entre elas estão o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Brasil; a Confederação dos Trabalhadores da Economia Popular (CTEP), da Argentina; a Plataforma Haitiana de Advocacia para Desenvolvimento Alternativo, do Haiti; a articulação continental Alba Movimentos, que reúne organizações populares de diversos países das Américas; entre outros. 

Acompanhe ao vivo

O encontro online acontece em sintonia com com o evento convocado pelo papa Francisco, que também acontecerá virtualmente em Assis, na Itália. O espaço faz um chamado ao protagonismo dos jovens, a fim de que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna e sustentável. 

No debate proposto para o primeiro dia do seminário, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Irene León, da Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais em defesa da Humanidade, comporão a mesa “As crises do capitalismo e as alternativas econômicas”. O teólogo e filósofo Leonardo Boff, juntamente com Elisbeth Torres, do 27 de outubro, movimento da região amazônica da Venezuela, compõem a mesa do segundo dia com o tema “Amazônia e a soberania dos povos”.

O seminário será transmitido pelas redes sociais das organizações parceiras do evento.

Edição: Geisa Marques