VOLTA POR CIMA

Depois da posse de Arce, Venezuela retoma embaixada em La Paz

Sede diplomática estava ocupada por grupo indicado por Guaidó; Alexander Yáñez foi nomeado novo embaixador por Maduro

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Depois de quase um ano, autoridades venezuelanas retomam controle da sua embaixada em La Paz, que estava ocupada por opositores vinculados a Juan Guaidó. - Chancelaria Venezuela

Nesta segunda-feira (9), o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza retomou a posse da embaixada venezuelana em La Paz. Aos gritos de "Venezuela se respeita", vários movimentos sociais acompanharam em ato a entrada no recinto diplomático.

Continua após publicidade

A retomada da embaixada acontece após a posse de Luis Arce, representante do MAS que assumiu oficialmente o governo boliviano na manhã deste domingo (8) ao lado do vice David Choquehuanca.

Desde novembro de 2019, a embaixada estava ocupada por aliados do deputado Juan Guaidó, que passou a ser reconhecido como autoridade legítima venezuelana pela autoproclamada presidenta da Bolívia, Jeanine Áñez.

Ao entrar no escritório que corresponde ao embaixador venezuelano, em um ato simbólico, o ministro Jorge Arreaza retirou o quadro com a foto de Juan Guaidó e pendurou novamente um quadro do libertador Simón Bolívar na parede.

"Recuperamos o que é do povo boliviano e venezuelano, porque as embaixadas da Venezuela pelo mundo são dos povos. Aqui entraram de maneira violenta e nós voltamos de maneira pacífica, graças a paciência que o presidente Nicolás Maduro sempre nos instruiu e ao povo boliviano", assegurou o chanceler venezuelano.

O presidente Nicolás Maduro também nomeou Alexander Yáñez como novo embaixador. O ex vice-ministro acompanhou Arreaza, o vice-chanceler para América Latina e o Caribe, Rander Peña e a ex-embaixadora venezuelana em La Paz, Crisbeylee González na retomada da sede diplomática.

As autoridades venezuelanas denunciaram que o grupo nomeado por Guaidó roubou mais de 100 obras de arte que estavam na embaixada, além das camas e até a geladeira da residência oficial venezuelana em La Paz. O chanceler afirmou que deverá ser aberto um processo para investigar e denunciar a ação delitiva dos opositores.

José Gregorio Cumare Hernández, que havia sido encarregado da sede diplomática pelo opositor Guaidó, não se manifestou sobre o assunto.

A missão diplomática chefiada por Crisbeylee González teve de deixar a Bolívia às pressas, no dia 17 de novembro do ano passado, depois de ser hostilizada por grupos de extrema direita e por autoridades do governo de facto de Áñez.

À época, o ministro de governo Arturo Murillo disse que iria "caçar" os cubanos e venezuelanos que estivessem em território boliviano. Além disso, a ministra de Comunicação do governo interino, Roxana Lizárraga, acusou as diplomacias cubana e venezuelana de serem responsáveis pela violência desatada no país.


Representantes do povo indígena Amauta realizaram o ritual “Qo’a” para limpar espiritualmente os espaços da missão diplomática venezuelana. / Chancelaria Venezuela

Quem é Alexander Yañez?

O novo embaixador venezuelano em La Paz ainda precisa ser oficialmente recebido pelo recém eleito presidente da Bolívia, Luis Arce. Até o momento atuou como vice-ministro de Relações Multilaterais em Caracas.

Desde 2005 é funcionário do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela, já foi representante do país em Belize e no Peru. 

 

Edição: Leandro Melito