REITORIA OCUPADA

Mandado de reintegração de posse é expedido contra estudantes da UFPB

Estudantes estão acampados, desde a última sexta-feira, após Bolsonaro nomear o último colocado para o cargo de reitor

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Estudantes acorrentados na entrada da reitoria da UFPB - Foto: Neiry Karla

A Justiça Federal expediu mandado de reintegração de posse da reitoria da Universidade Federal da Paraíba nesta terça-feira (10). O juiz federal titular da 2ª Vara, Bruno Teixeira Paiva, determinou a imediata desocupação através de oficiais de justiça. Os estudantes estão acorrentados na porta de entrada da reitoria, desde a última sexta-feira (6), em protesto contra a nomeação, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de Valdiney Gouveia para reitor. Valdiney, da chapa 3 “Orgulho de ser UFPB”, foi o candidato menos votado e ficou em 3º lugar no pleito.

Ciro Caleb, representante do Comitê de Mobilização pela Autonomia e Contra Intervenção na UFPB, afirma que já há uma movimentação contra o mandado: “Esse processo, que foi assinado pela atual gestão da reitoria prova que a atual gestão já está com diálogo muito próximo com Valdiney e com todo o processo de intervenção. Nós recebemos a decisão nos grupos, visto que já estávamos em reunião do Comitê Contra a Intervenção, que foi constituído pelas três categorias, e logo encaminhamos a formação de uma comissão de advogados e juristas populares para acompanhar de perto todo o processo e dar o apoio”, explica Ciro. 

::UFPB cria respirador 37 vezes mais barato que os usados hoje contra covid-19::

Fernando Cunha, presidente da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB), relata que o sindicato está apoiando os estudantes: “Recebemos a informação do mandado e ficamos impressionados com a velocidade como foi tratada a reintegração de posse. Nosso sindicato apoia a ocupação na reitoria pelos estudantes. Vamos negociar com a justiça para evitar qualquer ato mais grave de violência, mas sem dúvida estamos do lado dos estudantes e da democracia”.

Para Fernando, a atual gestão se comprometeu na intervenção: “Do ponto de vista político é só mais um agravamento da situação. Nós estamos, agora, no momento crucial, na iminência da posse do novo reitor, e não esperávamos que a gestão atual agisse dessa forma, numa linha de colocar mais fogo na caldeira que está aí. Então vamos seguir a luta política”.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco e Rebeca Cavalcante