Eleições 2020

São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vive "apagão eleitoral"

A cidade que é a maior da região metropolitana sofre com falta de informação durante as eleições

via Terra Sem Males |
Portal Terra Sem Males fez comparativo entre as propostas de candidatos à prefeitura de São José dos Pinhais - Reprodução

Com aproximadamente 330 mil habitantes e com apenas uma rádio AM e outra comunitária, os eleitores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, sofrem com a falta informação sobre candidaturas da cidade.

Continua após publicidade

Por outro lado, recebem um “bombardeio” de informações dos candidatos de Curitiba, pois são várias redes de TV e potentes emissoras de rádio da capital que divulgam propaganda de seus concorrentes à Prefeitura e Câmara Municipal. Já a cidade da região metropolitana não tem o mesmo espaço.

É comum, no dia da eleição, eleitores reclamarem que o candidato que apareceu na TV urna era outro. Na verdade, a pessoa votou em um candidato de Curitiba e apareceu o de São José dos Pinhais.

::Ocupação planta 20 mil mudas em horta agroecológica na grande Curitiba ::

A comunicação é um direito humano. Todo cidadão deve receber informações sobre o que acontece no município que vive, ainda mais em época de eleições que irão mudar para melhor, ou pior, suas vidas.

Na ausência de meios de comunicação de massa, os oito candidatos à Prefeitura (Adilson Stuzata 13, Ivan Rodrigues 11, Marinho Silva 30, Nina Singer 23, Marcelo Guilherme 18, Samuel Dantas 77, Sylvio Monteiro 22, Toninho Fenelon 10) têm que se desdobrar para divulgar suas propostas. Candidatos a vereadores são mais de quinhentos na cidade.

Propostas dos candidatos

Prezando pelo direito ao acesso à informação, o portal Terra Sem Males fez um comparativo entre as propostas dos candidatos ao Executivo Municipal. O Terra Sem Males não analisou os gastos dos candidatos, somente comparou todos os planos de governo que foram enviados à justiça eleitoral.


Crédito: Terra Sem Males

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini