Informação

Eleições 2020: plataforma mapeia iniciativas para qualificar escolha dos eleitores

Mapa Eleições Melhores 2020 reúne cerca de 80 iniciativas que trabalham com o aprofundamento da democracia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para além das eleições municipais deste ano, os projetos reunidos pela plataforma trabalham pelo revigoramento da democracia em todos os seus aspectos, não só eleitorais
Para além das eleições municipais deste ano, os projetos reunidos pela plataforma trabalham pelo revigoramento da democracia em todos os seus aspectos, não só eleitorais - Pam Santos / @soupamsantos

Com o objetivo de ajudar os eleitores a se preparem a melhor maneira possível para as eleições municipais, a organização Pacto Pela Democracia criou o Mapa Eleições Melhores 2020, com cerca de 100 iniciativas espalhadas pelo país com o objetivo de combater a desinformação, fiscalizar campanhas e partidos e promover a diversidade.

Nesse sentido, a plataforma tem um menu simples pelo qual o eleitor pode indicar a sua intenção, como conhecer novas experiências eleitorais, e logo o próprio site mostra quais são as iniciativas que atuam com esse objetivo.

Segundo Ricardo Borges Martins, coordenador-executivo do Pacto pela Democracia, “a sociedade civil mais uma vez cumpre o seu papel de qualificar o processo eleitoral no país. São muitos os coletivos e organizações trabalhando por eleições mais participativas, diversas e transparentes. O que fizemos foi mapear essas iniciativas e ajudar o eleitor a encontrá-las”.

:: Brasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato ::

Para além das eleições municipais deste ano, os projetos reunidos pela plataforma trabalham pelo revigoramento da democracia em todos os seus aspectos, não só eleitorais.

O projeto Mulheres na Política, da Iniciativas Brasilianas, desenvolve formação, articulação e assessoramento de candidatas para esse pleito, mas também desenvolve políticas públicas para mulheres, identificando e planejando projetos na área da saúde da mulher, acesso a direitos, empreendedorismo e renda.

Outro projeto é Guia Temático Rpas Segurança Hídrica. Idealizado pela Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, a proposta é ser um guia de criação de políticas públicas efetivas para a segurança hídrica dos municípios. 

Desta maneira, os projetos reunidos pelo Pacto Pela Democracia não só ajudam eleitores a conhecer melhor as eleições e se prepararem para escolherem os candidatos, mas também a entender os desafios para o aprofundamento da democracia. 
 

Edição: Leandro Melito