Pernambuco

Eleições 2020

Em evento online, docentes de universidades públicas declaram apoio a Marília Arraes

Docentes, técnicos e estudantes da UFRPE, UFPE e UPE entregaram cartas compromisso; Evento teve presença de Haddad (PT)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Professores ressaltaram que a candidata demonstra compromisso a cultura e com as atividades desenvolvidas nas instituições públicas - Ricardo Labastier/Divulgação

Na noite desta terça-feira (10), docentes, técnicos e técnicas administrativas das Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) e reuniram virtualmente para publicizar apoio à candidata a prefeitura do Recife pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Marília Arraes, no “Ato das universidades públicas com Marília”. O evento, que foi transmitido através de seu canal no YouTube, contou também com a presença do ex-candidato a presidência da república e professor Fernando Haddad (PT).

Durante o evento, o professor Marco Antonio Mondaini, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou a leitura do manifesto de apoio que já foi assinado por mais de 300 funcionários e segue aberto para novas assinaturas.

Representando a UPE, o professor Carlos Moura afirmou que dentre os motivos para estar junto a candidatura de Marília Arraes está o fato de ser um dos únicos planos de governo que demonstra compromisso a cultura e com as atividades desenvolvidas nas instituições públicas “temos certeza que a política que será executada a partir do dia 1 de janeiro de 2021 será uma política voltada para uma educação libertadora, problematizadora e inclusiva[...] nós entendemos que a cultura é também um aspecto fundamental para a educação e formação dos cidadãos que saem da universidade.” 

A professora Paulette Cavalcante, também da UPE, falou sobre a importância da parceria com as universidades públicas para que se faça a diferença na cidade do Recife. “Nós estamos à disposição para estar avançando nessa perspectiva de uma cidade inteligente, de uma cidade inclusiva”, disse.

Os membros da UFRPE construíram um documento apontando 13 motivos para apoiar candidatura, como explica Lucia Falcão, professora instituição “é um programa de governo que condiz com a nossa visão de uma cidade democrática e uma educação democrática”, afirma. Eduardo Jorge, também docente da UFRPE diz que além de declarar apoio, eles buscam contribuir com a construção do projeto de governo “A universidade tem um conjunto de condições para contribuir com esse projeto, sobretudo no que diz respeito à educação, mas fundamentalmente, tem a responsabilidade política de acompanhar e de verificar como esse projeto vai ser posto em andamento”.

Representando a UFPE, estavam presentes no evento a professora Bruna Carvalho e o professor Moacir Araújo, que trataram sobre o que motivou a elaboração da carta que foi escrita pelos trabalhadores da universidade. “As universidades têm sofrido bastante com os ataques de um governo autoritário e negacionista e essas eleições municipais representam um calendário inicial de retomada da nossa soberania, da nossa cidadania e do respeito ao povo brasileiro. Portanto é muito importante que as universidades demonstrem o seu apoio a aquilo que representa o retorno à normalidade política e social de nosso país”, afirmou Moacir Araújo.

Para Haddad, as propostas das carta estão afinadas com o sentimento de boa parte dos recifenses e que com Marília Arraes prefeita a cidade irá se transformar muito rapidamente “Vai ser uma honra poder visitar Recife com Marília no comando. Uma cidade começa a se transformar muito rapidamente com uma prefeita da sua qualidade no comando, porque o clima muda, a energia muda, o respeito muda, a tolerância, a dignidade dos mais vulneráveis muda [...] vai voltar muito brevemente a vigorar no nosso país aquele clima de um Brasil que se pensa grande, que se quer grande e que se quer para todos. Acho que a Marília é a prefeita que vai trazer e antecipar, de certa maneira, os bons ventos que hão de soprar no Brasil mais uma vez”.

Marília Arraes, que disputa a prefeitura com mais 10 candidatos, já exerceu mandato como vereadora e deputada federal, afirmou que durante a trajetória de cargos públicos que ocupou sempre foi muito importante saber claramente de que lado se está. “Sempre estive do lado certo da história. Essa primavera de esperança ano que vem vai começar a se concretizar. Partindo daqui de Recife e outras cidades do país, vamos trazer de volta vamos trazer de volta o projeto de país que a gente quer”, afirmou a candidata.

Para João Arnaldo, vice de Marília, “ganhar é muito importante, mas escolher com quem se caminha é tão importante quanto. A gente tem um lado, o lado do povo, o lado de combater a injustiça social, de quem defende o Brasil [...] com a luz que a Academia representa, com a unidade das forças progressistas, nós vamos ser um caminho, junto com outras prefeituras que vão surgir, para afundar o obscurantismo, o medo e a perseguição nessa situação trágica que o país está vivendo” conclui. A transmissão completa do evento está disponível no canal do YouTube da candidata. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga