ELEIÇÕES 2020

Rival de Manuela D'Ávila, Fortunati retira candidatura em Porto Alegre

O candidato pelo PTB anunciou a desistência da chapa após o TRE-RS impugnar a candidatura de seu vice

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Anúncio foi feito pelas redes sociais na manhã desta quarta-feira - Reprodução

O candidato do PTB à prefeitura da capital gaúcha José Fortunati desistiu de continuar na disputa depois que seu candidato a vice, André Cecchini (Patriota), teve a candidatura impugnada, nesta segunda-feira (9), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

O candidato não teria se filiado ao partido em tempo hábil. Depois de ter anunciado que resistiria com um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fortunati anunciou sua desistência na manhã desta quarta-feira (11) pelas redes sociais.

Se aparentemente a cassação da chapa foi por razões burocráticas, nos bastidores da campanha se comenta que o que está em questão é a disputa com Manuela D’Ávila (PCdoB), que lidera em todas as pesquisas, com possibilidade de se eleger no primeiro turno.

Leia também: No RS,TRE derruba mais de 500 mil compartilhamentos de notícias falsas sobre Manuela

De acordo com os institutos de pesquisa, Fortunati, Melo e Marchezan estariam na disputa de quem passaria ao segundo turno para concorrer com a candidata da coligação PCdoB/PT. Sebastião Melo foi vice-prefeito de Fortunati no mandato anterior ao de Marchezan na prefeitura de Porto Alegre.

Durante a transmissão, o ex-prefeito e agora ex-candidato criticou a decisão do TRE-RS, que chamou de "política e ilegal".

“A decisão fere a lei e foi absolutamente política, ferindo de morte nossa candidatura", afirmou. Como as urnas eletrônicas já tiveram os dados carregados, o tribunal informa que o nome de Fortunati segue aparecendo no próximo domingo (15). Os votos, porém, serão computados como nulo.

Leia também: TSE libera live de Caetano Veloso para arrecadar fundos para Manuela Dávila

A denúncia sobre a irregularidade da chapa encabeçada por Fortunati partiu de recurso movido pelo candidato a vereador pelo PRTB, Luiz Armando Oliveira, apoiador da candidatura de Sebastião Melo (MDB).

A mulher de Fortunati, deputada estadual Regina Becker, revelou ao site GZH que o casal está magoado com a condução da campanha pelo seu antigo vice-prefeito. Por isso, dificilmente, ao renunciar, seu marido apoiaria a candidatura de Melo. Embora não revelem abertamente, os dois candidatos apoiam o projeto de Bolsonaro.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira