Pesquisa

Boulos demonstra força para ir ao segundo turno em São Paulo, aponta Datafolha

Candidato do Psol marca 16% da preferência do eleitorado, à frente de Russomanno e França; Covas lidera, com 32%

|

Ouça o áudio:

Guilherme Boulos tem 16% de intenções de voto em pesquisa do Datafolha
Guilherme Boulos tem 16% de intenções de voto em pesquisa do Datafolha - Foto: Giulia Cassol/Sul21

Pesquisa Datafolha sobre a corrida à Prefeitura de São Paulo, divulgada na noite desta quarta-feira (11), mostra pela primeira vez o candidato Guilherme Boulos (Psol) em segundo lugar na disputa, com chance de representar a esquerda no segundo turno.

Boulos marcou 16% da preferência do eleitorado, embora se mantenha em empate técnico com Celso Russomanno (Republicanos), com 14%, e Márcio França (PSB), com 12%.

Na liderança de preferência do eleitorado, o atual prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas detém 32% das intenções de voto.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11)  chegou a ser censurada pelo juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, atendendo pedido da campanha de Russomanno. O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro segue em tendência de queda. Na pesquisa anterior, ele concentrava 16% da preferência do eleitorado.

Leia também: Desde o apoio de Bolsonaro, Russomanno perdeu 14% das intenções de voto em SP

“Após mandado de segurança do Datafolha no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de SP, a publicação foi autorizada na noite desta quarta (11) pelo juiz Afonso Celso da Silva”, afirma a reportagem de apresentação da pesquisa na Folha de S.Paulo.

A pesquisa ouviu 1.512 eleitores nos dias 9 e 10 de novembro. O levantamento, contratado pela Rede Globo e pela Folha, tem margem de erro de três pontos para mais ou menos.

Votos válidos

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral só contabiliza os votos válidos, excluindo assim os brancos e nulos da contagem final. Por esse critério, Covas está com 36% das intenções de voto. Boulos, por sua vez, concentra 17% dos votos válidos, o que também reforça a possibilidade de sua ida ao segundo turno.

Na mesma pesquisa, o candidato Jilmar Tatto (PT) oscilou negativamente de 6% para 4%, empatando com Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota, 4%), Joice Hasselmann (PSL, 3%), Andrea Matarazzo (PSD, 2%), Marina Helou (Rede, 1%) e Vera Lúcia (PSTU, 1%). Não pontuaram Levy Fidélix (PRTB), Orlando Silva (PCdoB) e Antônio Carlos (PCO).