de olho nos gestores

Prefeitos e vereadores influenciam no SUS? Fique por dentro no programa Bem Viver

A escolha dos gestores e legisladores municipais influencia no acesso a serviços públicos de saúde

Ouça o áudio:

A gestão municipal também possui responsabilidades perante o enfrentamento da pandemia do coronavírus - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A atenção básica de saúde é de responsabilidade exclusiva dos municípios 

O Bem Viver desta sexta-feira (13) está no clima das eleições municipais deste final de semana. E para começar, você sabe qual é o papel do prefeito e dos vereadores quando o assunto é melhorias na área da saúde

Continua após publicidade

"A responsabilidade do poder executivo municipal é bastante grande dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma o médico Henrique Medeiros, membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. O profissional da saúde explica que, nos últimos 30 anos, houve um amplo processo de descentralização do SUS, que antes concentrava suas decisões em Brasília (DF). 

:: Você sabe como é feita a apuração dos votos no Brasil? ::

A defesa de biomas brasileiros também está em pauta. Isso porque dezenas de organizações brasileiras assinaram uma carta aberta em repúdio ao plano do Conselho Nacional da Amazônia Legal,  que pretende, através de um marco regulatório, obter o controle total das entidades que atuam na região até 2022. A repudiação considera a proposta do colegiado, presidido pelo general Hamilton Mourão, como uma ameaça a toda sociedade civil. 

:: Documentário exalta trabalho de brigadistas e mostra destruição do fogo no Pantanal ::

Em clima eleitoral, o quadro Momento Agroecológico aborda a campanha Agroecologia nas Eleições, uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (Ana) em parceria com redes estaduais de todo o país. O projeto sistematizou mais de 700 programas, ações e leis voltadas para a agroecologia em 520 municípios brasileiros, na proposta de articular a participação da sociedade civil nas políticas municipais.  

:: Fogo no Pantanal tem origem na ação humana, mostra perícia ::

Outro assunto em destaque no Bem Viver é a articulação de moradores de comunidades atingidas pelos incêndios no Pantanal para ter acesso a um auxílio emergencial. Ao menos 28% do bioma foi devastado pelo fogo, de acordo com cálculos do Instituto SOS Pantanal. Consequentemente, diversas comunidades ainda lamentam e tentam contabilizar o prejuízo ocasionado pelas chamas. 



Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir