OUÇA E ASSISTA

Apagão, pólvora e país de maricas no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Um presidente em queda nas pesquisas e que apela de novo para sua tropa de choque: pólvora, maricas

Nada de "jantar romântico" nesta edição do Tempero da Notícia, com o jornalista Rodrigo Vianna, produzido pelo Brasil de Fato, em que todo o estado do Amapá ficou "à luz de velas", durante os últimos dez dias. Na mesa do Receita da Semana, "um presidente em queda nas pesquisas e que apela de novo para sua tropa de choque: pólvora e maricas." 

Veja também: Apagão do Amapá e os riscos para o país: insegurança energética volta à ordem do dia

Vianna analisa os ataques feitos essa semana por Jair Bolsonaro (sem partido), em que o chefe do executivo "ameaça" o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, volta a diminuir a covid-19 - que já matou mais de 164 mil mais de brasileiros - ao dizer que “tem que deixar de ser um país de maricas” diante da pandemia e fala da 'desgraça' de ser governante do país. Tudo isso durante o pronunciamento do evento de retomada do turismo no dia 10 de novembro. 

Para o apresentador o "apagão no Amapá é um resumo do Brasil: energia privatizada, falta de planejamento, caos social" e, por isso, o caos do estado provocado pela entrega do setor elétrico foi para a Panela de Pressão.

::Desde o apoio de Bolsonaro, Russomanno perdeu 14% das intenções de voto em SP::

Também não faltaram os ingredientes de um país que se aproxima das urnas nas eleições municipais, deste domingo (15), com o "bolsonarismo em decadência", como definiu Vianna, junto com a extrema direita, que vê a derrota de Donald Trump e a volta de Evo Morales para Bolívia.

Leia tambémBrasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato
 
Não à toa, que o brinde do Cafezinho foi para o ex-presidente boliviano que depois de um ano do golpe, foi recebido como herói em seu país após a vitória do candidato do seu partido (Movimento ao Socialismo), Luis Arce, nas eleições presidenciais do país.

:: Acesse o especial "Eleições na Bolívia" ::

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. A Grande São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcast, e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

 

Edição: Camila Salmazio