DATAFOLHA E IBOPE

SP, RJ, BH, Recife, Porto Alegre e Fortaleza: confira as últimas pesquisas eleitorais

Na capital paulista, Guilherme Boulos (PSOL) se consolida no 2º turno; em Recife Marília Arraes (PT) chega a 25%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na capital gaúcha, Manuela D'Ávilla (PCdoB) mantém liderança com 40% dos votos válidos, segundo Ibope. - Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa Datafolha e Ibope divulgadas hoje (14) mostram como está a corrida eleitoral em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Confira os números.

::Tudo o que você precisa saber para votar amanhã: e-título, horários e protocolos::

São Paulo

Na capital paulista, o Datafolha mostra que Guilherme Boulos (PSOL) está se consolidando em segundo lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. O líder do movimento sem-teto aparece com 17% dos votos válidos. O atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), mantém a liderança com 37% dos votos válidos.

Na sequência, aparecem Márcio França (PSB), que tem 14%, e Celso Russomanno (Republicanos), 13%. Jilmar Tatto (PT) e Arthur do Val (Patriota) têm 6%. Brancos e nulos somaram 8% e eleitores indecisos são 4%.

::Saiba mais: Eleitores que não atualizaram cadastro biométrico podem votar na eleição deste ano::

Os demais candidatos: Joice Hasselmann (PSL): 3%; Andrea Matarazzo (PSD): 2%; Marina Helou (Rede): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Orlando Silva (PCdoB): 1%; Levy Fidelix (PRTB) e Antônio Carlos Silva (PCO) tiveram menos de 1%.

O Datafolha entrevistou 2.900 pessoas entre os dias 13 e 14 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, o Datafolha mostra que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera com 40% dos votos válidos, com a disputa pelo segundo turno ainda acirrada. Marcelo Crivella (Republicanos) vêm em segundo lugar, conseguindo uma pequena vantagem sobre suas concorrentes com 18%, enquanto Martha Rocha (PDT) aparece com 13% e Benedita da Silva (PT) tem 10%, ambas em situação de empate técnico.

Na sequência, Luiz Lima (PSL) tem 6%; Renata Souza (PSOL), 5%; Paulo Messina (MDB), 3%, e Bandeira de Mello (Rede), 2%.

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, mais de um quinto dos eleitores (23%) diz ainda não saber qual será o escolhido na urna. Já na pesquisa estimulada, são 27% o total de entrevistados que ainda ainda poder mudar o voto no dia 15 de novembro.

Leia tambémBrasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato

Recife

Em Recife, a pesquisa mostra estabilidade na disputa pela prefeitura de Recife (PE) em relação a levantamentos anteriores, com cenário indefinido. João Campos (PSB) mantém a liderança com 34% dos votos válidos, seguido por Marília Arraes (PT), com 25%. Mendonça Filho (DEM) aparece tecnicamente empatado com a petista, com 23%.

Na sequência, aparecem Delegada Patrícia (Podemos): 13%, Carlos (PSL): 2%, Coronel Feitosa (PSC): 2%, Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB): 1%, Charbel (Novo): 1%. Thiago Santos (UP) e Claudia Ribeiro (PSTU) tiveram menos de 1% das intenções de voto.

O Datafolha entrevistou 1.760 eleitores entre os dias 13 e 14 de novembro. A margem de erro é de 2  pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Fortaleza

Na capital cearense, o Ibope divulgou hoje (14) que José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura. Com 32% das intenções de votos válidos e 30%, respectivamente. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível dizer qual dos dois ocupa a primeira posição. A candidata do PT, Luizianne Lins tem 20%.

Os demais candidatos: Heitor Férrer (SD): 6%; Heitor Freire (PSL): 4%; Célio Studart (PV): 3%; Renato Roseno (PSOL): 3%; José Loureto (PCO): 1%.
Anízio Melo (PC do B), Paula Colares (UP) e Samuel Braga (Patriota) não pontuaram.

Para esta pesquisa, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 12 e 13 de novembro, de forma presencial. O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Belo Horizonte

O atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser reeleito no primeiro turno. Contando somente os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, ele tem 69% das intenções de voto no levantamento do Datafolha. A vantagem é de 58 pontos sobre o segundo colocado, o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), que tem 11% dos votos válidos. Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB) têm 6% cada.

O levantamento do Ibope divulgado neste sábado também aponta vitória de Kalil, que tem 72%, seguido por João Vitor Xavier, com 9%; Áurea Carolina, 6%, e Bruno Engler, 4%.
 
O Datafolha entrevistou 1.460 eleitores entre os dias 13 e 14 de novembro. A  margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa Ibope realizou entrevistas com 1.106 eleitores entre os dias 8 e 14 de novembro e tem nível de confiança estimado em 95%. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, o Ibope mostra que Manuela D'Ávila (PCdoB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, agora com 40% dos votos válidos. Em segundo lugar, aparece Sebastião Melo (MDB), com 25%. Em terceiro lugar, está Nelson Marchezan (PSDB), atual prefeito que busca a reeleição, com 17%. O cálculo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos e é como a Justiça Eleitoral contabilizará o resultado da votação deste domingo (15).

O levantamento ocorreu entre os dias 12 e 14, de forma presencial, e consultou 805 votantes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações Rede Brasil Atual

 

Edição: Camila Salmazio